Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL homenageia Raul Pompeia na primeira conferência do ciclo “A memória reverenciada”

ABL homenageia Raul Pompeia na primeira conferência do ciclo “A memória reverenciada”

 

A Academia Brasileira de Letras abriu o Ciclo “A memória reverenciada” com palestra do Acadêmico Evanildo Bechara, denominada Raul Pompeia: para além de “O Ateneu” (Raul Pompeia foi escolhido Patrono da Cadeira Número 33 por seu fundador, Domício da Gama). A coordenação do ciclo é do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a primeira conferência aconteceu no dia 2 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

O ciclo terá mais três conferências, todas no mês de julho e em homenagens aos seguintes Acadêmicos: dia 9, Rodolfo Garcia: um coautor de Varnhagen? (140 anos de nascimento), com a doutora em História Lúcia Maria Paschoal Guimarães; dia 16, José Honório Rodrigues: historiógrafo erudito, historiador combatente, com o Sócio Correspondente Leslie Bethell; e dia 30, Salvador de Mendonça: artífice do pan-americanismo, com o professor José Arthur Rios.

Saiba mais

Quinto ocupante da Cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 11 de dezembro de 2000, Evanildo Bechara, nascido no Recife em 1928, é professor titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino médio e fundamental. É membro também da Academia Brasileira de Filologia, Sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra. Representa a ABL para a adoção e consolidação do Acordo Ortográfico.

Entre centenas de artigos, comunicações a congressos nacionais e internacionais, Bechara escreveu livros que já se tornaram clássicos, pelas suas sucessivas edições. Diretor da revista Littera (1971-1976) – 16 volumes publicados; da revista Confluência (1990-2005) – até agora com 30 volumes publicados. Foi eleito por um colegiado de educadores do Rio de Janeiro, com apoio da Folha Dirigida, uma das dez personalidades educacionais de 2004 e 2005. A convite da Nova Fronteira, integra o Conselho Editorial dos diversos volumes do Dicionário Caldas Aulete. Em 2005, foi nomeado membro do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro e da Comissão para a Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa, iniciativa do Ministério da Educação.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

3/7/2013

27/06/2013 - Atualizada em 26/06/2013