Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL homenageia Nelson Werneck Sodré pelo seu centenário de nascimento

ABL homenageia Nelson Werneck Sodré pelo seu centenário de nascimento

 

A Academia Brasileira de Letras realizou mesa-redonda "Relevância das memórias de um escritor para a literatura e as culturas nacionais", em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré.

Sob a coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, a mesa foi composta pelos Acadêmicos Carlos Heitor Cony e José Murilo de Carvalho, e por Olga Sodré.

A mesa “Relevância das memórias de um escritor para a literatura e as culturas nacionais” aconteceu no dia 18 de agosto, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Nelson Werneck Sodré

Nelson Werneck Sodré nasceu no dia 27 de abril 1911, no Rio de Janeiro, filho de Heitor de Abreu Sodré e Amélia Werneck Sodré.

Cursou a Escola Militar do Realengo de 1931 a 1933. No ano seguinte, foi destacado para o 4o Regimento de Artilharia Montada, em Itu (SP). Nesse período, escrevia para o Correio Paulistano duas vezes por semana e começava a despontar como escritor. Após a decretação do Estado Novo (10/11/1937), tornou-se ajudante-de-ordens do general José Pessoa, designado comandante da 9ª Região Militar, em Mato Grosso, em março de 1938.

Currículo de Nelson Werneck Sodré.

Olga Sodré

É doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Currículo de Olga Sodré.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

18/8/2011

11/08/2011 - Atualizada em 10/08/2011