Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL homenageia Jorge Amado em conferência do ciclo “A memória reverenciada"

ABL homenageia Jorge Amado em conferência do ciclo “A memória reverenciada"

 

A terceira conferência do ciclo "A memória reverenciada", da Academia Brasileira de Letras, teve como tema "Jorge Amado e a invenção do Brasil", com palestra do Acadêmico e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. O evento comemora o centenário de nascimento do Acadêmico e escritor Jorge Amado. A coordenação do ciclo é do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a conferência aconteceu no dia 17 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
 
O ciclo terá mais uma conferência no mês de julho, dia 24, "Domício da Gama: escritor e diplomat"a (150 anos de nascimento de Domício da Gama), com o Acadêmico Evanildo Cavalcante Bechara. A primeira palestra, realizada no dia 03 de julho, teve como tema "Evandro Lins e Silva, doutor em humanidade", com o jurista Fábio Konder Comparato. A segunda homenageou o Acadêmico Álvaro Lins, no dia 10, com palestra do Acadêmico Ivan Junqueira, sob o tema "Álvaro Lins e a crise da literatura".

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais
 
João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, em 1941. Passou a infância em Aracaju e aos 10 anos mudou-se para Salvador. Em 1957, começou a trabalhar como jornalista e, no ano seguinte, iniciou os estudos de direito na Universidade Federal da Bahia. Entre 1964 e 1965, logo depois de escrever Setembro não tem sentido, morou nos Estados Unidos, onde fez mestrado em ciências políticas.

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1994 –eleito no dia 07 de outubro de 1993 e onde ocupa a Cadeira nº 34 – João Ubaldo Ribeiro é um dos escritores mais importantes do Brasil. Autor de livros de contos, crônicas, infantojuvenis e de romances que se tornaram referência na literatura brasileira. Seus livros foram traduzidos para 13 idiomas, entre eles Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, Já podeis da pátria filhos, O sorriso do lagarto e O feitiço da ilha do Pavão.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

17/7/2012

12/07/2012 - Atualizada em 11/07/2012