Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL entrega prêmios aos ganhadores do concurso de microcontos

ABL entrega prêmios aos ganhadores do concurso de microcontos

 

A Academia Brasileira de Letras realizou no dia 26 de agosto, a entrega dos prêmios aos ganhadores do concurso de Microcontos do Abletras, o Twitter da ABL. A premiação aconteceu durante o Chá dos Acadêmicos, no Petit Trianon.

O primeiro lugar ficou com a autora Bibiana Silveira Da Pieve, do Rio de Janeiro, e ela recebeu um Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa das mãos da Acadêmica Nélida Piñon.

Bibiana considerou a iniciativa da ABL um passo muito importante para aproximar os jovens escritores dos Acadêmicos. Cronista, escreve há algum tempo, e participa de uma oficina de novos autores na TV Globo, na expectativa de se tornar uma das roteiristas.

“O sucesso do concurso de microcontos justifica plenamente a iniciativa da Casa em se abrir para novas tecnologias em favor da literatura brasileira”, afirmou o presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vilaça.

Carla Ceres de Oliveira Capeleti, segunda classificada, é de Piracicaba, São Paulo. Afirmou que participa de concursos e foi através do Twitter da ABL e de sua mãe que soube do concurso de microcontos. Passou a ser frequentadora do Twitter e fez muito amigos por intermédio desse veículo, já que teve contato com outros autores. Carla recebeu a premiação (Minidicionário da Academia Brasileira de Letras) do Acadêmico Arnaldo Niskier.

O terceiro classificado, Eryck Gustavo Silva de Magalhães, residente em Guaratinguetá, São Paulo, tornou-se personalidade requisitada em sua cidade, onde concedeu inúmeras entrevistas aos jornais locais e às redes de televisão. Seu prêmio foi um Minidicionário do Acadêmico Evanildo Bechara, entregue pelo Acadêmico Cícero Sandroni.

Logo após a cerimônia de premiação, o Presidente Marcos Vinicios Vilaça disse: “O interesse demonstrado pelos participantes confirma que estamos certos quando aproximamos a tradição acadêmica da sociedade. A qualidade dos trabalhos foi ótima, assim como a participação de muitos jovens autores. Recebemos mais de 2.290 microcontos, com os mais variados temas”.

Os microcontos vencedores foram:

1º Lugar: "Toda terça ia ao dentista e voltava ensolarada. Contaram ao marido sem a menor anestesia. Foi achada numa quarta, sumariamente anoitecida",  por Bibiana Silveira Da Pieve;

 2º lugar: "Joguei. Perdi outra vez! Joguei e perdi por meses, mas posso apostar: os dados é que estavam viciados. Somente eles, não eu", por Carla Ceres Oliveira Capeleti;

 3º lugar: "Não sabia ao certo onde tecer sua teia. Escolheu um cantinho de parede da cozinha. Acertou na mosca", por Eryck Gustavo Silva de Magalhães.

Saiba mais

O concurso foi lançado no dia 15 de março deste ano, com tema livre e a exigência de conter no máximo 140 caracteres. A ABL, até o encerramento das inscrições, o que ocorreu no dia 30 de abril, recebeu 2.293 microcontos, com os mais variados temas, desde amor, traição, ódio, suicídio, violência urbana e meio ambiente, os principais destaques.

Assuntos relacionados

Resultado do Concurso de Microcontos do Abletras

26/8/2010

 

 



26/08/2010 - Atualizada em 25/08/2010