Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra seu ciclo de conferências "Eleições e reflexões"

ABL encerra seu ciclo de conferências "Eleições e reflexões"

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu ciclo de conferências “Eleições e reflexões” com palestra do Acadêmico e jornalista Merval Pereira. A coordenação do ciclo foi do Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco, e a proposta foi de promover um debate aprofundado, em todos os níveis, sobre a questão eleitoral no Brasil. O tema da quarta e última palestra foi “A mídia: direitos e responsabilidades”. O evento aconteceu no dia 29 de maio, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
 
De acordo com a coordenação do ciclo, foram debatidos os diversos aspectos das eleições, entendendo o voto como dever e direito do cidadão e da coletividade. Os palestrantes falaram também sobre os caminhos para o aprimoramento da consciência crítica do eleitorado, apontando para a relevância do processo da escolha política. O ciclo apresentou três palestras este mês: “Voto e cidadania”, com o Acadêmico José Murilo de Carvalho; “A representatividade na democracia brasileira”, com o professor Sérgio Besserman Vianna; e “Federação e presidencialismo de coalizão”, com o sociólogo Sérgio Abranches.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Oitavo ocupante da Cadeira nº 31, eleito  em 22 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, Merval Pereira Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. É comentarista da Globonews e da CBN e Colunista do Globo, onde entrou em 1968, como repórter estagiário, tendo exercido, entre outras funções, a de editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo. Em 1979 recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens “A segunda guerra, sucessão de Geisel”, publicada no Jornal de Brasília e escrita em parceria com o então editor do jornal André Gustavo Stumpf. A série virou livro com o mesmo nome, editado pela Brasiliense, considerado referência para estudos da época e citado por brasilianistas, como Thomas Skidmore.

De 1983 a 1985, trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e Rio e editor nacional em São Paulo. Faz parte do Conselho Editorial das Organizações Globo e integrou o primeiro Conselho Editorial do jornal Valor Econômico; Conselheiro do Centro de Estudos da América da Universidade Candido Mendes. É media leader do World Economic Forum, onde foi mediador de debates sobre a situação do Brasil e da América Latina. É membro titular da Academia Brasileira de Filosofia e membro do Board of Visitors da John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford. Em 2008, passou um período na Universidade de Columbia, em Nova York, como visiting scholar do Centro de Estudos Latino-Americanos. Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional do jornalismo das Américas.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

29/5/2012
 

25/05/2012 - Atualizada em 24/05/2012