Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL divulga a programação de seus ciclos de conferências e mesas-redondas para o primeiro semestre de 2010

ABL divulga a programação de seus ciclos de conferências e mesas-redondas para o primeiro semestre de 2010

 

A Academia Brasileira de Letras acaba de anunciar o calendário de sua programação cultural para o primeiro semestre de 2010. Serão realizados ciclos de conferências, mesa-redonda e seminários.

Este ano também serão lembrados os 100 anos da morte do Acadêmico Joaquim Nabuco (“2010 Ano Joaquim Nabuco”), o que vem acontecendo desde janeiro, e o centenário do presidente da República Tancredo Neves, falecido em 1985.

Os eventos serão no Salão Nobre do Petit Trianon e no Teatro R. Magalhães Jr, na ABL, sempre às terças e quintas-feiras e no horário de 17h30min, com entrada franca e certificado de frequência.

A programação prevê a abertura das conferências com o Ciclo Direitos Autorais, sob coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho. O ciclo será dividido em duas etapas, sendo a primeira no dia 9 de março, na próxima terça-feira, sob o título "O direito autoral e a ABL" e, na semana seguinte, dia 16 de março, também uma terça-feira, com a conferência "O direito autoral e os desafios das novas tecnologias".

A Conferência de abertura do Ciclo Centenário da Morte de Joaquim Nabuco (I), sob coordenação do Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, Presidente da ABL, será feita pelo professor Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República, dia 18 de março, quinta-feira. Mais três conferências estão programadas para este ciclo: "Nabuco e o Recife", tendo como conferencista Roberto Cavalcanti de Albuquerque, dia 30 de março; "A diplomacia de Joaquim Nabuco e as questões de fronteiras", com Rubens Ricupero, dia 6 de abril; e "Joaquim Nabuco memorialista", com o Acadêmico Alfredo Bosi, dia 13 de abril. Começando todos os dias às 17h30min.

Mais dois ciclos serão realizados: "Uma Literatura Polifônica", sob coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado, com conferências nos dias 20 e 27 de abril, 4, 11, 18 e 25 de maio, e 1º e 8 de junho; e "Presenças Acadêmicas: a Memória Reverenciada", sob coordenação do Acadêmico Cícero Sandroni. As memórias reverenciadas serão dos Acadêmicos Rachel de Queiroz, Aurélio Buarque de Holanda, Carlos Chagas Filho e Miguel Reale. As conferências estão programadas para os dias 22 de junho e 13, 20 e 27 de julho.

Ainda no primeiro semestre, a ABL programou a Mesa-redonda Centenário de Tancredo Neves, sob coordenação de Marcos Vinicios Vilaça e tendo como orador o Acadêmico Eduardo Portella, dia 23 de março, também uma terça-feira, às 17h30min. Duas outras serão realizadas em junho, 80 anos de José Sarney, dia 10, e 150 anos de João Ribeiro, dia 24. Assim como os ciclos, a mesas-redondas serão abertas ao público e a Academia fornecerá certificados de presença.

O Seminário Brasil, Brasis 2010 apresentará neste semestre três assuntos. O primeiro será dia 8 de abril, no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30min, e falará sobre "Literatura e futebol". Estão confirmadas as participações de Roberto DaMatta, Ruy Ostermann, Alberto Helena Junior e do Acadêmico Arnaldo Niskier. Os outros dois assuntos são "Gente que pensa, gente que faz", com as participações de Cláudio Bojunga, Jorge Caldeira e o Acadêmico Murilo Mello Filho, dia 27 de maio, e "O planeta aquecido, o efeito estufa e as turbulências climáticas", com Sergio Bessermann Vianna, Carlos Costa Ribeiro, Carlos Nobre e Luiz Carlos Molion, dia 29 de julho.

No segundo semestre serão debatidos quatro assuntos: "Telenovelas, séries televisivas e literatura", dia 26 de agosto; "A linguagem brasileira da dança", 23 de setembro; "Mulher brasileira hoje", 21 de outubro; e encerrando a programação "Noel Rosa, um palpite feliz", 25 de novembro.

6/3/2010

08/03/2010 - Atualizada em 07/03/2010