Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL abre seu Ciclo de Conferências "Eleições e reflexões"

ABL abre seu Ciclo de Conferências "Eleições e reflexões"

 

A Academia Brasileira de Letras abriu seu ciclo de conferências “Eleições e reflexões” e propôs um debate aprofundado sobre a questão eleitoral no Brasil. A coordenação é do Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco e a primeira palestra foi feita pelo Acadêmico José Murilo de Carvalho, que falou sobre o tema “Voto e cidadania”. O evento aconteceu no dia 08 de maio, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenação do ciclo, a proposta é dar uma visão do voto como dever individual e um direito coletivo. Os palestrantes falarão também sobre como aprimorar, segundo a visão de cada um, a compreensão, por parte da sociedade para a relevância do processo eleitoral, além de montar uma visão clara na hora da escolha de um determinado candidato, assim como debater um caminho para que os eleitores tenham consciência crítica cada vez mais aprimorada. O ciclo terá mais três conferências (sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário): Dia 15 – “A representatividade na democracia brasileira”, com Sergio Besserman Vianna; dia 22 – “Federação e presidencialismo de coalizão”, com Sergio Abranches; e dia 29 –“A mídia: direitos e responsabilidades”, com o Acadêmico e jornalista Merval Pereira.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Sexto ocupante da Cadeira nº 5, eleito em 11 de março de 2004, José Murilo de Carvalho possui graduação em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Ciência Política - Stanford University (1969) e doutorado em Ciência Política – Stanford University (1975), pós-doutorado em História da América Latina na University of London (1977). Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, e professor visitante das universidades de Stanford, California-Irvine, Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), London e Oxford (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Foi pesquisador da Casa de Rui Barbosa, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, e pesquisador visitante do Institute for Advanced Study de Princeton. É professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na história do Brasil Império e Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania, republicanismo e história intelectual. Publicou dez livros, um traduzido para o francês, dois para o espanhol, organizou sete outros e publicou ainda mais de 120 capítulos de livros e artigos em revistas especializadas. Orientou 12 monografias, 20 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

8/5/2012

03/05/2012 - Atualizada em 02/05/2012