Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Odylo e o Jornal do Brasil

    Coluna do Sarney, em 26/03/2024

    Quando iniciava minha vida política, sentando-me como suplente nas cadeiras do Palácio Tiradentes, tive a oportunidade de acompanhar de muito perto a maior transformação por que passou a imprensa brasileira: a que Odylo Costa, filho fez no Jornal do Brasil. Agora Luiz Gutemberg publica JB: A invenção do maior jornal do Brasil, em que conta a reforma com os olhos de quem era então um jovem repórter.

  • A Democracia e as leis da guerra

    Imirante, em 19/03/2024

    Nos conceitos de progresso do ser humano que eram correntes quando iniciei minha vida, um dos que pareciam mais sólidos era o de que o homem deixara de ser um animal naturalmente violento para, adquirindo inteligência, organizar-se em paz.

  • De pernas para o ar

    Imirante, em 12/03/2024

    Quando eu nasci, em 1930, o Mundo já se encontrava num período de mudanças aceleradas. Acompanhei as maiores transformações do século 20, e Deus me deu a oportunidade de ver as deste começo de novo século.

  • Anarcopopulismo

    Imirante, em 05/03/2024

    Ser um niilista representava, quando eu era jovem, a manifestação de uma vontade desagregadora, desesperada e inútil

  • Na Quadragésima

    Imirante, em 20/02/2024

    Passamos o Domingo da Quadragésima, o Primeiro Domingo da Quaresma. Quadragésima e Quaresma vêm dos quarenta dias que se repetem na liturgia católica e na Bíblia: é o período da purificação, como o que Jesus Cristo passou no deserto, ou como o que Nossa Senhora levou antes de apresentar, com São José, Jesus no Templo

  • Tempo de Debochar

    Imirante, em 19/02/2024

    O que fazer? Carnaval é tempo de debochar. Esse verbo veio do francês débaucher, que tem um significado mais restrito, mas não escapa à largueza do deboche brasileiro. O sentido original está muito ligado aos abusos da carne, de cama e de mesa, aos pecados da luxúria e da gula

  • O triste 8 de janeiro

    Imirante, em 08/01/2024

    Há um ano, no triste 8 de janeiro de 2023, o Brasil assistiu a um ignóbil — uma traição à pátria — ataque simultâneo aos Três Poderes da República.

  • O mistério do tempo

    Imirante, em 03/01/2024

    A marcação dos anos foi uma invenção do homem, porque o tempo é a eternidade: não tem princípio nem fim. O tempo do homem está na marcação repetitiva dos relógios, contando os anos, as horas, os dias, nessa rotina dos ponteiros rodando do mesmo jeito, acompanhando o Sol a nascer todos os dias, na luz aberta das manhãs, dos crepúsculos vermelhos e da beleza do pôr-do-sol.

  • O Essequibo

    Imirante, em 05/12/2023

    Neste domingo a Venezuela fez um plebiscito para decidir sobre a anexação do Essequibo, velha disputa de fronteira rediviva por Hugo Chávez. Se não valessem as arbitragens, teríamos também direitos na região, mas o Brasil sempre honrou seus compromissos.

  • Perdemos o maior humanista brasileiro

    Imirante, em 28/11/2023

    A velhice é, dizia Norberto Bobbio, sobreviver. Essa palavra significa continuar vivo, mas também que outros estão mortos. E, quanto mais sobrevivemos, mais perdemos: pais, irmãos, parentes, amigos vão nos deixando sós, terrivelmente sós. Neste domingo faleceu mais um querido amigo, Alberto da Costa e Silva.

  • A minha guerra

    Imirante, em 14/11/2023

    Na infância estão depositadas as memórias mais marcantes que foram guardadas em nossa vida. Muitas delas são lembranças puras, simples, lúdicas, que alimentam nossa personalidade no julgamento das cores, das belezas da natureza, no carinho com os animais e em nossos primeiros sinais da força de possessão do amor.

  • O Pré-sal da Amazônia é feminino

    Imirante, em 07/11/2023

    A Amazônia nasceu sob o signo da controvérsia: era espanhola ou portuguesa? A dificuldade de se localizar a linha do Tratado de Tordesilhas se esgarçou com a união das duas coroas sob Filipe I. No século XVIII o Marquês de Pombal herdou a solução do Tratado de Madrid, a tese do uti possidetis.

  • Os Olhos de Gaza

    Imirante, em 31/10/2023

    Gaza teve um destino cruel como cidade: com dezessete mil anos de existência, sofreu ocupações, destruições e alternou períodos de paz e de guerra. Cresceu e encolheu e cresceu e encolheu.

  • Parem! Parem! Parem!

    Imirante, em 23/10/2023

    O homo sapiens tem o DNA da violência. A teoria da evolução pode substituir, com sua história, a expressão "sobrevivência do mais forte", por "sobrevivência do mais violento". Assim sua luta pela sobrevivência nada mais foi do que uma luta de destruição dentro da própria espécie.