Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • 70 anos de Maracanã

    Portal da ABL, em 22/06/2020

    No dia 16 de junho de 1950, o Estádio do Maracanã foi solenemente inaugurado. E eu lá estava, com quinze anos de idade, não como jogador de futebol, mas como representante da equipe de natação do América Futebol Club. Acompanhei à beira do gramado da seleção carioca para a paulista.

  • A ciência pode quase tudo

    Portal da ABL, em 15/06/2020

    Igrejas, sinagogas e templos estão fechados, enquanto vivemos os tempos difíceis da pandemia. O Papa reza pelo futuro da humanidade, em cenários vazios e melancólicos. Não se tem a garantia de que o vírus vai embora.

  • Memórias da Quarentena

    Portal da ABL, em 15/06/2020

    Escrevo de casa, em meio à maior pandemia enfrentada pela minha geração. Ainda não se conhece o antídoto para enfrentar o terrível e perigoso coronavírus, que faz um enorme estrago praticamente no mundo inteiro, a partir da China (Wuhan). 

  • O fracasso na qualidade

    O Globo, em 20/05/2020

    Se há alguns números favoráveis em matéria de educação, como é o caso da universalização do ensino fundamental, o mesmo não pode ser proclamado em relação à qualidade.

  • O saber de Sandra

    Portal da ABL, em 13/05/2020

    Cerca de 500 pessoas acompanharam, pelo site da Casa do Saber-Rio, a conferência altamente esclarecedora da psicanalista e escritora Sandra N. Flanzer, a propósito da nossa atualidade, com todas as dificuldades oriundas da pandemia.

  • Os maiores desafios da Educação

    Tribuna de Petrópolis , em 20/03/2020

    É um exercício complicado estabelecer uma hierarquia dos principais problemas da nossa educação.  Fizemos  essa tentativa no livro “Desafios da educação no Brasil”, lançado pelo Centro de  História e  Cultura Judaica, na Academia Brasileira de Letras.

  • Círculos de leitura

    Tribuna do Sertão, em 09/03/2020

    Desde cedo, quando ainda frequentava o  Colégio Vera Cruz, na Tijuca, tinha predileção pela leitura de livros e revistas.  Os meus irmãos mais velhos eram  habituais fornecedores de publicações para os irmãos mais novos.

  • A ousadia de questionar

    Tribuna do Sertão, em 02/03/2020

    Sempre defendemos a ideia de que o Brasil merece um Prêmio Nobel, seja em que categoria for.  Israel, por exemplo, que só tem 0,2% da população mundial, está hoje com 22% de todos os Prêmios Nobel, além de ter recebido 38% de todos os Oscars de cinema, na categoria de diretor.

  • Ensino à distância é uma boa opção

    Tribuna do Agreste, em 24/02/2020

    Dados do Censo da Educação Superior 2018, divulgados pelo Ministério da Educação, mostraram que a oferta de vagas na modalidade de ensino a distância (EAD) superou a presencial, pela primeira vez, pulando de 4,7 milhões, em 2017, para 7,1 milhões em 2018.

  • Conteúdos inadequados

    Tribuna do Sertão , em 17/02/2020

    Onde estiver, agora, o escritor Carlos Heitor Cony deve estar sorrindo com as trapalhadas cometidas pelo governo de Rondônia, ao mandar recolher 43 livros, a maioria do autor de “O ato e o fato”.  A determinação, depois revogada, incluída obras de Franz Kafka, Euclides da Cunha, Ferreira Gullar e Rubem Fonseca, entre outros.

  • Desrespeito histórico

    Tribuna de Petrópolis, em 06/02/2020

    Quando a gente pensa que os atuais governos atingiram seus limites de insanidade, somos surpreendidos com mais uma barbaridade.  Agora é o governo do Rio de Janeiro, que resolveu trocar nomes consagrados para homenagear policiais e bombeiros militares, na designação das chamadas escolas cívico-militares.

  • Jornal Nacional

    Tribuna de Petrópolis, em 29/01/2020

    O Jornal Nacional da TV Globo está comemorando os seus primeiros 50 anos de vida. Lembramos bem de sua origem, pelas mãos e o talento do acreano Armando Nogueira, cujo começo de carreira se deu na redação da revista Manchete, ao lado de nomes consagrados, como Fernando Sabino e Otto Lara Resende.