Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • A Universidade do trabalhador

    Chumbo Gordo, em 01/12/2022

    Uma ideia que anima o espírito do vice-presidente Geraldo Alckmin é a da criação da Universidade do Trabalhador, que já andou há tempos pelo nosso país. Sabemos que o presidente Lula tem simpatia pela iniciativa.

  • É preciso saber viver

    Blog Chumbo Gordo, em 29/11/2022

    Erasmo repetia o refrão 'é preciso saber viver'. E ele soube, apesar da cara de mau. Era grandalhão, rebelde, mas os amigos sempre o classificaram como um 'gigante gentil'?

  • A indústria criativa e o Ministério da Cultura

    Jornal Folha de S. Paulo, em 22/11/2022

    Com muito sentimento, criei no Rio de Janeiro o Coral de Cegos Sidney Marzullo. Iniciativa pioneira no país, teve o apoio institucional do Ciee (Centro de Integração Empresa-Es-cola). Lamentei o quanto pude a inexistência de um Ministério da Cultura para nos suprir de recursos financeiros para pagar a alimentação, o transporte e o maestro responsável. Somente a Fundação Cesgranrio, por intermédio do seu presidente, Carlos Alberto Seipa, foi sensível aos nossos apelos -e financiou as atividades iniciais do coral.

  • ABL em defesa da democracia

    O Globo, em 25/10/2022

    Sem se envolver na política partidária, pois sempre evitou isso, nos seus 125 anos de fecunda existência, a Academia Brasileira de Letras lançou uma nota pública, por intermédio do seu presidente Merval Pereira, em que revela o seu compromisso em defesa da democracia e o seu repúdio à tentativa de enfraquecê-la. Opõe-se a práticas ofensivas à liberdade de expressão, à diversidade étnica e de gênero. Infelizmente, o que se tem visto é o uso indevido da religião em campanhas políticas e o exercício lamentável do obscurantismo, quando o ideal seria o apoio à ciência, à preservação ambiental e à inclusão social.

     

  • De fome, basta!

    Folha de Pernambuco , em 27/09/2022

    Estarrecedor! Um país que alimenta mais de um bilhão de habitantes no mundo, tem parte dos seus filhos compondo um contingente de mais de 33 milhões de famintos. Um país que é um celeiro mundial do agronegócio tem em todas as suas cinco regiões geográficas índices alarmantes de habitantes com insegurança alimentar. Um país que é um dos maiores produtores de soja, milho, café, carne bovina, suína e de frango, líder das comodities agrícolas permite que a fome alcance índice estratosféricos e em escala ascendente. É muito grave. São pessoas que não tem o que comer.

  • O dia em que apertei a mão da rainha Elizabeth II

    O Globo, em 15/09/2022

    Uma das alegrias que tive como secretário de Ciência e Tecnologia da antiga Guanabara foi ter apertado a mão da rainha Elizabeth II, na sua única visita ao Brasil, em 1968. Ela foi recebida no Museu de Arte Moderna, num simpaticíssimo almoço. Esperei pela soberana do Reino Unido ao lado do colunista Ibrahim Sued, com quem treinei o clássico 'Nice to meet you'. Ela nos cumprimentou na entrada do restaurante, sempre sorridente. Da recepção fazia parte o governador Negrão de Lima, que, como embaixador, tinha todo o traquejo diplomático exigido para aquelas ocasiões.

     

  • Liberdades

    Jornal Folha de S. Paulo, em 02/09/2022

    Com um sorriso gracioso, o ex-senador Bernardo Cabral me ofereceu um exemplar do livro 'Liberdades', obra lançada no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Patrocinada pelo Supremo Tribunal Federal, tem o objetivo de contribuir para a conformação do direito na construção da nossa democracia, como afirmou com propriedade o ministro Luiz Fux, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prefácio foi muito bem escrito pelo advogado Bernardo Cabral, relator da nossa Constituição.

  • Os Saberes da Língua Portuguesa

    Jornal do Commercio, em 08/08/2022

    O nosso inconformismo com os exageros do uso da língua inglesa na realidade brasileira levou-nos à elaboração de uma palestra, na Confederação Nacional do Comércio, sobre os saberes da língua portuguesa. Pela reação da plateia do Conselho de Notáveis da CNC posso concluir que houve um retorno bastante apreciável, como se pode medir pelo número dos que pediram a palavra após os 45 minutos regulamentares, a partir da engenheira Olga Simbalista, que confessou que a minha palestra lhe abriu o coração. Depois, o conselheiro Nelson Melo e Souza confessou que temos um passado comum, na pessoa do professor Antenor Nascentes, que trabalhou com seu pai.

  • Um grande humanista

    Correio Braziliense, em 04/07/2022

    'O país perdeu uma referência não apenas na área econômica, mas um humanista de primeira grandeza, de uma estatura intelectual admirável' - disse o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros, a propósito do falecimento do ex-ministro Ernane Galvêas.

  • Gil e a Luz do Luar na ABL

    O Globo, em 19/04/2022

    Com belíssimas imagens poéticas, o acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin saudou a chegada do cantor e compositor Gilberto Gil à Academia Brasileira de Letras, em noite das mais concorridas. Recebeu o colar da nova imortal Fernanda Montenegro.

  • Educação pós-pandemia

    Jornal Correio da Manhã, em 24/03/2022

    Por iniciativa do Dr. Ernane Galvêas, que dirige o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizei uma palestra sobre 'Educação pós-pandemiza'. Após minhas considerações, revezaram-se diversos oradores, com uma Penca de temas pertinentes.

  • Abaixo o nazismo!

    O Globo, em 10/02/2022

    Parecia improvável que aparecesse no Brasil alguém com a coragem ou a irresponsabilidade de defender o nazismo. Pois é que isso surgiu, na pessoa do podcaster Monark (Bruno Aiub), com o apoio do deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP).

  • Nova educação a partir do 5G

    Folha de S. Paulo, em 01/02/2022

    "Uma boa educação ensina a descobrir a beleza e o poder das ideias." Este é o papel do ensino ativo, como afirmou o pensador Alfred Whitehead (1861-1947). Não há dúvida de que se trata do papel mais nobre reservado aos professores, na sua missão insubstituível de mestres.

  • A reinvenção necessária

    Correio da Manhã, em 23/01/2022

    O tratamento pífio que se dá à educação, em nosso país alcançou níveis inaceitáveis. Perdemos o Ministério da Cultura, substituído por uma Secretaria Nacional que não diz a que veio. São ações que deixam o mundo cultural com um aspecto sombrio, incompatível com as esperanças que cultivamos. Voltar à existência do Ministério da Cultura, indispensável, para dar maior organicidade ao trato da matéria seria uma primeira e decisiva medida a ser adotada pelas nossas autoridades.

  • As diversas vidas de Nara Leão

    O Globo, em 18/01/2022

    A minha passagem pelo jornal Ultima Hora, na década de 50, sob a liderança esportiva de Augusto Falcão Rodrigues, trouxe-me a alegria de uma bela amizade com o repórter e compositor Ronaldo Bôscoli. Foi ele que me ajudou a comprar as alianças do meu sólido relacionamento com a minha querida Ruth, que dura até hoje.