Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Uma lição chocante

    O Globo, em 26/10/2020

    A chocante decisão do ministro Marco Aurélio, de soltar o chefão do tráfico condenado em segunda instância, nos dá a chance didática de uma análise rigorosa sobre o país que estamos deixando para nossos filhos.

  • Vergonha e prioridades

    O Globo, em 03/08/2020

    Se o historiador Carlo Ginzburg tem razão, e a vergonha coletiva pode funcionar como uma forma de identidade nacional, podemos nos identificar como brasileiros se nos unirmos na consciência do vexame. 

  • Nota, corda e tom

    O Globo, em 06/07/2020

    Entre notas e entrevistas recentes, ficou no ar a frase do general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo, advertindo o outro lado a não esticar a corda.

  • Tentando respirar

    O Globo, em 08/06/2020

    Sei que opinião individual não interessa. Não importa que, ao contrário do presidente, eu jamais tenha tido o impulso de ouvir filho atrás da porta e sinta engulhos diante de quem acha isso recomendável.

  • Lerdeza fatal

    O Globo, em 11/05/2020

    Mário Henrique Simonsen ensinou que o sistema social menos imperfeito é o que sabe corrigir mais rápido seus erros. Chamava a atenção para um aspecto novo no mundo, lá nos anos 1970: não mais o grande a engolir o pequeno, mas o veloz a devorar o lerdo.

  • Mau exemplo contagioso

    O Globo, em 16/03/2020

    Com a chegada da Covid-19, somos instados a ter juízo, manter distância social e responsabilidade cidadã, proteger a nós mesmos e aos outros. Buscar sensatez. Seria bom ter bons exemplos.

  • Quem tem medo de literatura?

    O Globo, em 17/02/2020

    Nunca usei o adjetivo “abjeto”. Mas foi o que me ocorreu quando vi um interrogado, numa CPI no Congresso, acusar uma jornalista de querer trocar sexo por falso testemunho.

  • Um terreno comum

    O Globo, em 19/01/2020

    Sensatez em uma área não é incompatível com sanidade em outra. É possível apoiar o combate a milícias e querer a privatização da Cedae, por exemplo. Ser de centro esquerda e defender votos dissidentes como o de Tabata no caso da Previdência e o de Freixo no pacote anticrime.