Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Bolsonaro não quer mais briga com STF

Bolsonaro não quer mais briga com STF

 

Bolsonaro não se manifestou sobre as declarações do ministro Gilmar Mendes porque não quer briga com o STF, onde correm vários processos sobre ele e sobre seus filhos, como o caso do senador Flavio Bolsonaro, que entrou com pedido de foro privilegiado, cujo relator é Gilmar Mendes. Dificilmente vai poder ajudar, porque já há uma jurisprudência sobre a questão de foro no STF.
Os militares, ao mesmo tempo, não defenderam Bolsonaro, apena eles próprios. Se alguém tivesse que processar o ministro do STF, seria Bolsonaro, pois ele se referiu a um genocídio como política de governo. É uma briga que não vai muito longe, porque existe uma tendência mundial de ver nas politicas do Bolsonaro sobre covid 19 uma franca campanha contra as orientações da  OMS, há uma percepção de que o governo brasileiro no combate ao covid 19 está fazendo um trabalho negacionista que provoca mortes. Já há até processos no Tribunal Penal Internacional sobre a politica sanitária brasileira. E há também acusações de genocídio contra os povos indígenas.
A CNBB hoje acusou o governo de ter vetado vários artigos de um projeto de lei que garantia, entre outras coisas, agua potável para os indígenas. Essa discussão vai se diluir numa discussão mais ampla, na necessidade de se ter um ministro da saúde que possa fazer uma politica mais adequada, que proteja mais a vida do cidadão. O próprio exército está incomodado com o fato de um general da ativa estar à frente do ministério sem ser especialista. O problema é achar um médico que aceite as teses do presidente. Alguém com currículo respeitável e reconhecido no meio não iria aceitar receitar cloroquina como remédio para o SUS.

O Globo, 14/07/2020