Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações

Publicações

  • Revista Brasileira nº. 118

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2024
    Páginas: 
    192
    De onde vem o erro? Quem pergunta é Edgar Morin, que aprendeu com mais de um século de vida a nunca ter certezas inabaláveis. Imbuído do mais fino espírito científico, sabe que a ciência é uma acidentada aventura de ensaios, erros e retificações. Nada mais sábio em tempos sombrios, de certezas pétreas, polarizações e cancelamentos, de sim ou não, tempos alheios ao desassossego da dúvida.
  • Revista Brasileira nº.116

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2023
    Páginas: 
    192
    O sertão é dentro da gente”, já sabia e nos ensinou Riobaldo. Sim, tinha razão. A cada um a travessia do seu grande sertão, suas veredas. Mas há um “dentro da gente” que é comum a todos nós e a isso se chama Cultura. É ela que faz um povo. É ela, a que nasce do povo, e que, viva, o mantém vivo. É ela, a cultura que toma a palavra para falar de si, de nós, nesse número da Revista Brasileira.
  • Revista Brasileira nº.114

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2023
    Páginas: 
    208
    A Revista Brasileira volta à cena e acende as gambiarras sobre a cultura brasileira em suas múltiplas expressões. Escritores que contam suas escritas, a vida nos palcos e o ofício do ator, os sons, palavras e imagens do Brasil, tantas linguagens brotadas do mesmo chão, confirmando quão imenso e complexo é esse país, eivado de imperfeições e desigualdades, assim como de talentos e ideais. E que resta amado por seu povo, como afirmam seus artistas maiores, os fazedores de uma cultura viva e original, capaz de inspirar um mundo incompreensível, opaco e sombrio, onde se digladiam potências, modelos cuja validade expirou.
  • Revista Brasileira nº.117

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2023
    Páginas: 
    184
    Um país em busca de si mesmo encontra vestígios de civilização encobertos pela densidade da Floresta Amazônica. Eles contam, graças ao olhar ultravioleta dos arqueólogos, a história antiga da Amazônia, história milenar de uma gente que pisou o chão da Terra Incógnita bem antes que o grito de “terra à vista” partisse o tempo em séculos. Essa epopeia não escrita vive um momento luminoso quando a então Presidente do Supremo Tribunal Federal e o Presidente da Biblioteca Nacional vão ao Vale do Javari, onde morreram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips.
  • Revista Brasileira nº.115

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2023
    Páginas: 
    176
    Alarme. Estaria a humanidade ameaçada de extinção, vítima de um monstro por ela mesma criado? Aprendiz de feiticeiro? Essas perguntas costumavam frequentar histórias em quadrinhos ou best-sellers de ficção cientifica.
  • Revista Brasileira nº.110 - 111

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2022
    Páginas: 
    256
    A Academia Brasileira de Letras reabre suas portas e a Revista Brasileira, suas páginas. Ambas mais que centenárias, um patrimônio que trans- mite sua mensagem civilizatória por um fio invisível que, de geração em geração, nos preserva da corrosão do tempo.
  • Revista Brasileira nº.112 - 113

    Coleção: Revista Brasileira
    Ano: 
    2022
    Páginas: 
    296
    Que tempo cheio de História, este segundo semestre do ano de 2022! Celebramos, neste número, a emergência de vozes ancestrais que, ao longo dos séculos, geraram uma cultura original feita do encontro e mistura de uma gente de origens tão distantes para dar vida a quem somos nós, os brasileiros. Essas vozes, ainda que abafadas por séculos de abandono, escravidão, preconceito e discriminação, sempre estiveram presen- tes em quem somos, embora ainda tenham, hoje, que lutar para se fazer escutar. A Revista Brasileira dá a palavra a essas vozes que hão de ser, cada vez mais, influentes na nossa identidade.