Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Tempo Diferente

Tempo Diferente (2005. 297 pp.)

Murilo Melo Filho

Essa publicação faz parte da coleção Coedições ABL

 

Murilo Melo Filho integra o núcleo desta geração Manchete, que hoje dá à Academia esta colaboração inédita, de membros vindos de um momento antológico - e dramaticamente fugaz - de um jornalismo inovador no país. Para não falarmos de Josué, Otto, Magalhães Jr., Lêdo, Afonso e Cícero, que também passaram por lá, Murilo participou, ao lado de Niskier e de Cony, desta nova aproximação com o protagonismo brasileiro que permitia a generosidade de páginas e o apuro da cobertura na mídia de Adolpho Bloch.

Em Tempo Diferente Murilo faz o inventário de detalhes da sua convivência com vinte brasileiros que fizeram a diferença, todos balizando a nossa modernidade. De Alceu, Roberto Marinho e Austregésilo a Jânio e Lacerda. O inovador, neste ensaio, é trazer, mais do que o garimpo das entrelinhas biográficas, via de regra saturadas em todos estes vultos-chave, o inesperado flagrante de cada um; o que só ficou no confessionário de Murilo, para além do refinamento do bas de page, ou do simplesmente humano ou pitoresco. Talvez detalhes indicadores de uma urdidura maior, conduzindo o autor ao repertório de uma época.

Existe nestas páginas a caprichosa tessitura de toda uma instigante era da sociedade brasileira, com as revelações de muitos bastidores. Entre os líderes políticos - Getúlio, Jânio, Juscelino - a luta pelo poder. Entre os escritores - Jorge, Drummond, Rosa, José Lins, Otto, Rachel - a batalha pela afirmação. Entre os jornalistas - Chateaubriand, Athayde, Castello, Lacerda, Roberto Marinho - o combate pelo espaço.

Na análise de cada um desses personagens, constrói-se a leitura de um momento brasileiro, graças à pertinácia da memória de Murilo, nas vidas que atravessou com a determinação da sua esplêndida escuta de jornalista. (Candido Mendes na Apresentação do livro)

 

Ficha da Obra

Autores: 
Murilo Melo Filho
Ano: 
2005
Páginas: 
297