Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2012

Relatório de Atividades 2012 (2012. 112 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

"Este ano de 2012 foi mais um período de intensas realizações na Academia Brasileira de Letras. Dominado pelas comemorações do centenário de nascimento de Jorge Amado, ocupante da cadeira número 23, foi fiel ao exemplo do romancista baiano: as atividades acadêmicas ao mesmo tempo mergulharam fundo nas matrizes populares de nossa sociedade e se abriram ao cosmopolitismo e ao diálogo com o mundo.

Assim, demos ênfase a um trabalho de apoio à leitura e a um ambiente favorável à escrita e à literatura nas UPPs - as comunidades recém- pacificadas do Rio. Em paralelo, acentuamos uma linha de parcerias internacionais com instituições estrangeiras, sobretudo universidades, buscando estimular o estudo de nossos autores no exterior e incentivar a constituição de uma fortuna crítica sobre eles, com a publicação de análises de suas obras.

Nem por isso descuidamos de nossas atividades já tradicionais, abertas a um público numeroso e fiel - conferências, mesas-redondas, seminários, exposições, concertos, shows, exibição de filmes, visitas guiadas e outras - como se verá nas páginas que se seguem.

Graças ao apoio dos acadêmicos, e à colaboração dos funcionários desta Casa de Machado de Assis, a Diretoria se alegra em afirmar: procuramos não desmerecer o exemplo dos que nos precederam, solo onde fincamos as raízes que nos sustentam e alimentam. Mas não perdemos de vista o país com que sonhamos, construção lenta e contínua, à cuja altura desejamos nos elevar com as asas do nosso esforço conjunto."

Ana Maria Machado
Presidente da Academia Brasileira de Letras 

Ficha da Obra

Ano: 
2012
Páginas: 
112
Leia a obra completa: