Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Discursos Acadêmicos (Tomo V, 2009. 1129 pp.)

Discursos Acadêmicos (Tomo V, 2009. 1129 pp.) (2015)

Essa publicação faz parte da coleção Discursos Acadêmicos

Ao publicar o Tomo V da Coleção dos Discursos Acadêmicos, a Academia Brasileira de Letras prossegue no trabalho editorial de oferecer aos leitores um amplo panorama da Literatura Brasileira. Este volume tem início com o discurso do senhor José Américo de Almeida e resposta do senhor Alceu Amoroso Lima, pronunciados no dia 28 de junho de 1967, e se encerra com o discurso do senhor José Sarney e resposta do senhor Josué Montello, orações pronunciadas em 8 de novembro de 1980.

Este livro reúne peças oratórias apresentadas no período de mais de 13 anos de vida acadêmica. Nestes textos, os oradores se sucedem ao examinar e analisar a vida e a obra de figuras exponenciais de Literatura Brasileira, constituindo, dessa forma, um valioso documento sobre aquele momento literário da vida brasileira.

O trabalho de publicação dos discursos de posse e recepção que se segue no Tomo V prosseguirá em 2010 com a edição de outros dois volumes, para completar o registro da memória dos 113 primeiros anos de existência da Academia Brasileira de Letras. E assim continuará, na medida do tempo, ad immortalitatem.

Nas palavras de Barbosa Lima Sobrinho, esta série, inédita no mercado editorial do país, constituí, em seu conjunto, uma história da Literatura Brasileira. O ano-base é o de 1897, data da fundação da Academia, mas ao voltar no tempo, fala dos seus primórdios, com estudos que contemplam desde patronos e fundadores a contemporâneos, no total de 278 personalidades da vida cultural brasileira.

É com a sensação do dever cumprido em relação à nossa memória literária que a Academia Brasileira de Letras entrega o Tomo V dos Discursos Acadêmicos ao público leitor. Leia a obra aqui.

Rio de Janeiro, novembro de 2009
Cícero Sandroni
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

Ano: 
2015