Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Professora Beatriz Resende faz na ABL a terceira palestra do ciclo “Realismo em questão”, sob coordenação do Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro

Professora Beatriz Resende faz na ABL a terceira palestra do ciclo “Realismo em questão”, sob coordenação do Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro

 

A Academia Brasileira de Letras deu prosseguimento ao seu Ciclo de Conferências do mês de agosto de 2017, intitulado Realismo em questão, com palestra da professora Beatriz Resende. A coordenação foi do Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro.

A conferência, intitulada “A literatura contemporânea e um realismo rasurado”, foi realizada no dia 15 de agosto, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

Foram fornecidos certificados de frequência.

RASURA DO REAL

A conferencista pretendeu discutir a noção de rasura do real tal como aparece na prosa de ficção contemporânea, uma possibilidade da literatura brasileira atual que a vem intrigando. Tal noção põe em discussão o conceito de ficção, de ficcional, estendendo-o para além da literatura, como construção discursiva.

E explicou: “Evidencia-se – a rasura do real – na prosa de ficção, hoje, a apropriação do real pelo ficcional de formas diversas, com a escrita literária rasurando a realidade que, no entanto, incorpora. O documental e o ficcional podem conviver na mesma obra, como acontece em outras criações artísticas contemporâneas. O autobiográfico insere-se no ficcional, rasurando também a própria biografia, autor e personagem confundem-se como nas performances teatrais”.

Realismo em questão terá mais duas palestras, às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 22, Márcio Tavares D’Amaral, O sofrimento do real nos tempos de pós-verdade; e 29, Cristovão Tezza, Literatura e autorrepresentação.

Saiba mais

Nascida no Rio de Janeiro, Beatriz Resende é Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora I-A do CNPQ, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/UFRJ.

Coordenou o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2007 a 2011) e foi Diretora da Editora UFRJ, em 2011-2012. É bacharel e licenciada em Português e Literatura pela UFRJ, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Letras pela UFRJ. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Museu Nacional da UFRJ.

Beatriz Resende é autora, dentre outras publicações, de: Sobre Lima Barreto; Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos; Contemporâneos, Expressões da literatura brasileira no século XXI; Apontamentos de crítica cultural. Organizou: Impressões de leitura e outros textos críticos de Lima Barreto; Possibilidades da nova escrita literária no Brasil; Cocaína, literatura e outros companheiros de viagem; Rio Literário; e Toda Crônica. Vol. I e II (reunião das crônicas de Lima Barreto). Trabalha, em especial, com os seguintes temas: Literatura Contemporânea, Estudos da Cidade, Lima Barreto, Literatura e novos suportes.

09/08/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados