Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Professor Vamireh Chacon faz na ABL a terceira palestra do ciclo “Identidade em questão”

Professor Vamireh Chacon faz na ABL a terceira palestra do ciclo “Identidade em questão”

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu ciclo de conferências de abril, idealizado pelo Acadêmico Eduardo Portella, com o tema “Identidade em questão”, sob coordenação do Acadêmico Candido Mendes de Almeida. A terceira palestra foi Identidade nacional e cultura universal, com o professor Vamireh Chacon. O evento aconteceu na terça-feira, dia 19, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos ciclos de conferência de 2016.

“Identidade em questão” terá mais uma palestra: no dia 26, com o Acadêmico, professor e escritor Eduardo Portella, que falará sobre o tema Vias e desvios da identidade literária.

“A identidade cultural de um país é relativa, resumiu Chacon, até nas contradições que se completam. Já se disse: em todos os povos ela vale mais pelo que esconde, do que pelo que revela. Em todas as culturas coexistem valores locais e os universais, compreensíveis a todos os povos em todas as épocas”.

Saiba mais:

Professor emérito da Universidade de Brasília, bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, doutor também na UFP e na Universidade de Munique, na Alemanha, Vamireh Chacon foi professor titular na Faculdade de Direito do Recife e professor visitante em universidades da Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra e Portugal.

Chacon é membro da Academia Pernambucana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do seu equivalente em Pernambuco. Os seguintes livros, entre outros, são de sua autoria: História do Poder Legislativo Brasileiro; História dos Partidos Políticos Brasileiros; A Grande Ibéria; e O Humanismo Ibérico; além das biografias Abreu e Lima (General de Bolívar) e Gilberto Freyre (Uma biografia intelectual).

13/04/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados