Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Professor, economista e mestre em física Samuel Pessôa faz na ABL a terceira palestra do ciclo “Planejamento e políticas públicas”

Professor, economista e mestre em física Samuel Pessôa faz na ABL a terceira palestra do ciclo “Planejamento e políticas públicas”

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu ciclo de conferências do mês de outubro com o tema “Planejamento e Políticas Públicas”, sob coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL. A terceira palestra, com o professor, economista e mestre em física Samuel Pessôa, foi O papel econômico da educação em perspectiva histórica. O evento aconteceu na terça-feira, dia 18, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado também é a coordenadora-geral dos ciclos de conferências de 2016.

Samuel Pessôa tratou em sua palestra de três temas básicos: O papel econômico da educação; o atraso educacional brasileiro, no período do nacional desenvolvimentismo e seus impactos para a sociedade de hoje; e um exercício de história contrafactual: como seríamos se tivéssemos investido em educação 4% do PIB a mais do que fizemos desde 1930. “Fecho minha apresentação uma rápida conclusão na qual elaboro as possíveis motivações para que nossa sociedade incorresse no erro histórico de não priorizar a educação básica ao longo da nossa transição demográfica. Penso que este tenha sido, de longe, o maior erro coletivo de nossa sociedade no século passado”.

Saiba mais:

Professor da pós-graduação em economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV), chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e editor da revista Pesquisa e Planejamento Econômico, Samuel de Abreu Pessôa é doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e mestre em física pela mesma universidade. Especialista em crescimento, flutuações e planejamento econômico, participou da organização do livro Desenvolvimento econômico - Uma perspectiva brasileira (Editora Campus, 2012).

11/10/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados