Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Estão abertas, até o dia 10 de agosto, as Inscrições para o XLI Prêmio Hispano-americano de poesia, informa a Embaixada do México

Inscrições para o XLI Prêmio Hispano-americano de poesia

 

A Embaixadora do México em Brasília, Beatriz Paredes, em carta enviada ao Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, informou que as inscrições para o XLI Prêmio Hispano-americano de Poesia de San Román 2016 estavam abertas até o dia 10 de agosto.

Informou que o concurso conta com 41 anos desde sua instituição e que tem o apoio do Conselho Nacional para a Cultura e as artes, da Secretaria de Relações Exteriores daquele país e a Secretaria de Cultura do Estado de Campeche. Pediu que o concurso fosse divulgado para que pudessem participar escritores e poetas de todos os países hispano-americanos. Disse, ainda, que o prêmio estava entre os três melhores do México.

Segue, abaixo, o regulamento:                                                   

I.- Poderão participar todos os poetas de idioma espanhol, residentes em hispanoamérica e ilhas do Caribe.

II.- Os concorrentes deverão enviar em três vias um livro inédito de poemas em tema livre e assinado com pseudônimo. Cada trabalho terá um mínimo de 30 folhas. Os exemplares deverão ser entregues em letra Times New Roman (12 pontos), espaço duplo, em papel tamanho carta e somente por um lado.

III.- Aos trabalhos será anexado um envelope fechado de identificação do autor: nome completo, pseudônimo e título da obra, endereço, telefone, correio eletrônico, cópia de identidade e breve nota biográfica. Qualquer tipo de referência, legenda ou dedicatória que possa sugerir a identidade do autor causará desclassificação do trabalho.

IV.- Não poderão participar do concurso os ganhadores das três edições anteriores. Tampouco poderão os trabalhadores das instituições participantes.

V- Não se aceitarão as obras que tenham participado de outros concursos nacionais e internacionais ou obras que tenham sido ganhadoras de outros certames, nem trabalhos que se encontrem em trâmite de contratação ou de produção editorial.

VI.- Os trabalhos deverão ser enviados para o seguinte endereço: “XLI PREMIO HISPANOAMERICANO DE POESIA SAN ROMÁN 2016”, Unidad de Cultura: Calle 10 B # 238 Barrio de Guadalupe, código postal 24010, San Francisco de Campeche, Campeche.

VII - O julgamento do júri qualificador, integrado por três escritores reconhecidos, será decisivo e se divulgará por meio da imprensa e meios eletrônicos.

VIII.- Será premiado com a importância de $ 125,000.00 (cento e vinte e cinco mil pesos), como prêmio único e individual e diploma.

IX.- O autor da poesia ganhadora será notificado oportunamente e será premiado no mês de setembro na Feira de San Román 2016. No caso de o poeta ganhador não residir na Cidade de Campeche, os gastos de traslado e hospedagem serão cobertos pela entidade.

X.- A poesia ganhadora será publicada pela Prefeitura de Campeche pelo prazo de um ano, com prévia concordância do autor. Os trabalhos não premiados serão destruídos sem abrir o envelope.

XI.- Esta convocação se encerrará às 20:00 horas do dia 10 de agosto de 2016. No caso dos trabalhos remetidos por correio postal, se aceitarão aqueles nos quais coincida a data de postagem com o fechamento.

XII - A participação no certame implicará na aceitação e cumprimento deste regulamento. Os casos não previstos serão decididos pelo júri qualificador.

 

04/07/2016