Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Economia e arte da persuasão” é o tema da palestra de abertura do Ciclo de Conferências “Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins”, com o economista Pérsio Arida

“Economia e arte da persuasão” é o tema da palestra de abertura do Ciclo de Conferências “Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins”, com o economista Pérsio Arida

 

A Academia Brasileira de Letras abriu seu ciclo de conferências do mês de novembro, intitulado Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins, com palestra do economista Pérsio Arida. O tema escolhido foi Economia e arte da persuasão. O evento foi realizado quinta-feira, dia 7 de novembro, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203 – Castelo, Rio de Janeiro.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferência, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A intitulação Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins, segundo o Acadêmico Edmar Bacha, refere-se a relação da Economia com outras disciplinas como História, Literatura e Direito.

O Ciclo Em busca de novos horizontes: economia e disciplinas afins terá mais três palestras, às quintas-feiras, no mesmo local e horário, nos seguintes dias, com os conferencistas e temas, respectivamente: dia 14, José Murilo Carvalho e Edmar Bacha, Economia e históriadia 21, Gustavo Franco, Economia e Literatura,dia 28, Elena Landau, Economia e Direito.

O Conferencista

Pérsio Arida, nasceu em 1952 em São Paulo, Capital. É Bacharel em economia pela FEA/USP, Ph.D. em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Foi professor da USP no período de 1979 a 1981 e na PUC-RJ de 1981 a 1984. No exterior, foi Assistente de pesquisa na School of Social Studies da Universidade de Princeton de 1978 a 1979, membro da Woodrow Wilson Center em 1984, pesquisador visitante na Universidade de Oxford de 2005 a 2007 e Acadêmico visitante na Blavatnik School of Government também da mesma Universidade em 2017.

Na Administração Pública, foi Secretário de Coordenação Econômica do Ministério do Planejamento em 1985 e diretor do Banco Central em 1986 e em 1995, assim como presidente do BNDES no período de 1993 a 1994.

No Setor Privado, foi Diretor da Brasil Warrant de 1987 a 1989, membro do Conselho de Administração do Unibanco de 1989 a 1993, diretor do Opportunity Asset Management de 1996 a 1999. Foi também membro do Conselho de Administração do Itaú de 2002 a 2008 e do Conselho do Banco BTG Pactual, de 2009 a 2017.

Atualmente, integra o Conselho consultivo do Corporate Development Committee (CDC) do MIT Foundation, da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford e do Comitê consultivo de Investimentos do Fundo de Pensão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "Mercado de capitais e bancos públicos  : análise e experiências comparadas", "Brasil : segunda grande transformação no trabalho" e "Política econômica, emprego e política de emprego no Brasil".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

31/10/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados