Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Conversa de botequim: bar, boemia e intelectuais”

“Conversa de botequim: bar, boemia e intelectuais”

 

Conversa de botequim: bar, boemia e intelectuais foi o tema do debate do Seminário Brasil, brasis da Academia Brasileira de Letras. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. Os participantes foram o professor Carlos Lessa, o jornalista e doutor em antropologia Pedro Paulo Thiago de Mello, o jornalista Sergio Cabral Santos e o compositor, poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho. O evento aconteceu no dia 25 de outubro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da  ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O Seminário Brasil, brasis, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, tem patrocínio do Bradesco.

Saiba mais

Carlos Lessa formou-se em Ciências econômicas pela antiga Universidade do Brasil. Recebeu mestrado em análise econômica pelo Conselho Nacional de Economia. Fez doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Foi professor no Instituto Rio Branco do Itamaraty, de cursos da Cepal e Ilpes da ONU, do Instituto para Integração da América Latina, da Universidade do Chile, da Unicamp e da UFRJ , da qual foi Reitor. Serviu como assessor ao ex-presidente do PMDB Ulysses Guimarães e dirigiu a área social do BNDES, o Finsocial. Foi exilado no Chile, no período inicial da ditadura militar. Voltou logo antes do AI-5 e ajudou a fundar o Instituto de Economia da Unicamp. Em 2003, foi convidado pelo presidente Lula para assumir a presidência do BNDES. Torce para o modesto Olaria, time do subúrbio do Rio de Janeiro. Fundou um bloco carnavalesco, o Minerva Assanhada. Tem por hobby colecionar livros (sua coleção é de mais de vinte mil títulos).

Paulo Thiago de Mello é jornalista e doutor em antropologia. Trabalha no jornal O Globo e é pesquisador associado ao Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ. Foi o autor das primeiras edições do guia Rio Botequim e defendeu uma dissertação de mestrado em antropologia sobre o tema. Nos últimos anos escreveu inúmeros artigos abrangendo o tema do botequim, da boemia e da importância desses estabelecimentos para a cidade. Presentemente prepara a transformação de sua dissertação em livro.

Sergio Cabral Santos é carioca de Cascadura, vascaíno, pai de três filhos e avô de 10 netos. Jornalista desde 1957, trabalhou em jornais e revistas do Rio de Janeiro e de São Paulo e em emissoras de televisão. Um dos fundadores do Pasquim, escreve sobre música popular desde 1961 e é autor de dez livros abordando o tema. Foi vereador durante três mandatos consecutivos, sendo eleito depois para o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, onde se aposentou. Escreveu shows musicais, os mais recentes foram "Sassaricando" e "É com este que eu vou", os dois em parceria com Rosa Maria Araújo. Foi produtor de discos, quando dirigiu a gravação de muitos intérpretes, entre eles, Cartola.

Hermínio Bello de Carvalho é compositor, poeta e produtor musical. Foi um dos responsáveis pelo sucesso de Clementina de Jesus, reunindo-a com o violonista Turíbio dos Santos e fazendo-a estrela do musical “Rosa de Ouro”. Como compositor, fez as letras de muitas músicas, como é o caso de “Noites cariocas” e “Doce de coco”, por exemplo. Na área de produção, à frente da Funarte, criou e implantou projetos como o “Projeto Pixinguinha”, que percorre o país com espetáculos a preços populares. O encontro de Elizeth Cardoso (de quem produziria a maioria dos discos), Jacob do Bandolim e o Zimbo Trio, no Teatro João Caetano, em 1968, leva sua assinatura.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

25/10/2012

17/10/2012 - Atualizada em 16/10/2012