Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Cientista político Sergio Abranches faz na ABL a segunda palestra do Ciclo “Os papéis dos poderes”

Cientista político Sergio Abranches faz na ABL a segunda palestra do Ciclo “Os papéis dos poderes”

 

O cientista político e sociólogo Sergio Abranches fez a segunda palestra do ciclo “Os papéis dos poderes”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Merval Pereira. O tema da conferência foi O atual presidencialismo de coalizão. O evento aconteceu na terça-feira, dia 10 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos ciclos de conferência de 2016.

“Os papéis dos poderes” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 17, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Novo presidencialismo: uma saída para o Brasil; 24, Octávio Amorim Neto, Sistemas de governo contemporâneos: parlamentarismo, presidencialismo e semipresidencialismo; e 31, Edmar Bacha, Abrir ou abrir: eis a questão.

Sobre a palestra, Sergio Abranches afirmou: “A referência ao desempenho presidencial como fator decisivo de estabilidade da coalizão e da governabilidade não estava acompanhada de demonstração analítica similar à da dinâmica do presidencialismo de coalizão. Ao longo dos anos, observando e analisando as distintas conjunturas de funcionamento concreto do presidencialismo de coalizão, desde o governo Collor, terminei por adicionar um novo mecanismo analítico, ao qual denominei de “ciclos do presidencialismo de coalizão”. Estes ciclos corresponderiam à dinâmica das condições de exercício da liderança política do presidente e estabilidade da coalizão, associada ao desempenho corrente do governo. Este desempenho teria reflexo na popularidade presidencial, na sua sustentação social, com rebatimento decisivo sobre sua liderança e capacidade de manter a lealdade da coalizão”.

Saiba mais:

Bacharel em sociologia, UnB, Mestre em sociologia, UnB, Master of Arts, ciência política, Cornell University e PhD, ciência política, Cornell University, Sergio Abranches é escritor e comentarista da rádio CBN, Time da Oito/Ecopolítica. Seus livros mais recentes são: Que Mistério tem Clarice?, O Pelo Negro do Medo e Copenhague Antes e Depois - a política global do clima. Articulista, escreveu também "Clientelismo, petróleo e corrupção no presidencialismo de coalizão”, “Political Economy of Deforestation in Brazil and Payment-for-Performance Finance” e “Crises políticas no presidencialismo de coalizão”.

04/05/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados