Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça recebe homenagem da Academia Carioca de Letras

Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça recebe homenagem da Academia Carioca de Letras

O Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça foi homenageado pela Academia Carioca de Letras, no dia 30 de setembro, segunda-feira, Na Rua Teixeira de Freitas, nº 5, - Centro.

Na ocasião, foi entregue a Vilaça a Comenda José de Anchieta, patrono da Academia Carioca de Letras, pelo seu 80º aniversário, comemorado neste ano de 2019, e por sua bela trajetória intelectual.

O Acadêmico

Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça é advogado, jornalista e professor. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1985, ocupa a Cadeira 26, que pertenceu anteriormente a Mauro Mota. Presidiu a ABL de 2006 a 2007 e de 2010 a 2011.

Nascido em Pernambuco, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça foi o primeiro ocupante da Cadeira 35 da Academia Pernambucana de Letras. Eleito em 1965, é atualmente o seu mais antigo membro. Foi presidente no biênio 1970/1972. É membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasiliense de Letras.

Durante sua carreira participou de vários conselhos institucionais, comissões julgadoras de prêmios literários e culturais e comissões vinculadas à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Recebeu dezenas de títulos honoríficos e comendas mais importantes do Brasil.

Publicou inúmeros livros, entre eles Em torno da sociologia de caminhãoCoronelcoronéisItinerário na corte e Intenção e Gesto, com várias reedições e traduções para outros idiomas.

01/10/2019