Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Ivan Junqueira abre o ciclo “Vinicius de Moraes: poesia de muitos plurais”

Acadêmico Ivan Junqueira abre o ciclo “Vinicius de Moraes: poesia de muitos plurais”

 

O Acadêmico e poeta Ivan Junqueira fez a palestra de abertura do ciclo “Vinicius de Moraes: poesia de muitos plurais”, sob coordenação do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin, denominada “Vinicius de Moraes: língua e linguagem poética”. O evento aconteceu no dia 26 de novembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

O ciclo homenageia Vinicius de Moraes, e terá mais duas conferências, ambas no mês de dezembro. Os dias, os conferencistas e os temas, respectivamente, serão: 03, Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco, “Vinicius, boêmio, poeta e diplomata”; 10, jornalista e escritor José Castello, “Vinicius, o poeta da imperfeição”.

Saiba mais

O palestrante

Eleito para a Cadeira nº 37, da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sucessão do poeta de João Cabral de Melo Neto, Ivan Junqueira nasceu no dia 3 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro. Cursou seus primeiros estudos na cidade natal e ingressou nas faculdades de Medicina e de Filosofia da então Universidade do Brasil, onde foi professor de História da Filosofia e de Filosofia da Natureza.

Em 1963, começou a trabalhar também como jornalista nas funções de redator e de subeditor dos principais jornais do Rio de Janeiro, entre eles Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo, além de ter sido editor executivo da revista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional.

Em 23 de junho de 2005, participou em Paris da sessão conjunta da Academia Brasileira de Letras e da Académie Française, ocasião em que lhe foi concedida a Medalha de Richelieu, a mais alta condecoração daquela instituição. Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, alemão, francês, inglês, italiano, dinamarquês, russo, turco, búlgaro, esloveno, provençal, croata e chinês.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

22/11/2013

21/11/2013 - Atualizada em 21/11/2013