Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e poeta Ferreira Gullar lança o livro “Autobiografia poética e outros textos”

Acadêmico e poeta Ferreira Gullar lança o livro “Autobiografia poética e outros textos”

 

O Acadêmico e poeta Ferreira Gullar lançou, no dia 2 de setembro, quarta-feira, às 19 horas, na Livraria Travessa do Leblon, o livro Autobiografia poética e outros textos. Na oportunidade, segundo a Autêntica Editora, também foi realizado um bate-papo do poeta com o jornalista Geneton Moraes Neto.

Além do texto autobiográfico, o livro reúne duas entrevistas dadas pelo poeta em momentos distintos e, ainda, ensaios sobre os seguintes nomes da literatura internacional: “César Vallejo, o grande poeta nacional do Peru”; “O enigma Fernando Pessoa”; e “O rebelde Rimbaud”. A obra traz, também, fotos de diferentes épocas de sua vida. Segundo os editores, em Autobiografia poética e outros textos, “Ferreira Gullar reflete sobre seu fazer poético, estabelecendo uma conversa íntima com o interlocutor”.

Gullar publicou o primeiro livro aos 19 anos, Um pouco acima do chão (1949). Em 1º de abril de 1964, data do golpe militar, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro e, em 1971, ameaçado pelo regime de exceção, decidiu partir para o exílio, vivendo em Moscou, Santiago, Lima e Buenos Aires. É desse período o Poema sujo, considerado sua obra-prima. Ganhador de diversos prêmios literários, Gullar ocupa, desde 5 de dezembro de 2014, a cadeira número 37 ABL, que tem como patrono o poeta e inconfidente mineiro Tomás Antônio Gonzaga.

01/09/2015