Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e poeta Carlos Nejar lança, na ABL, o livro “O feroz círculo do homem”

Acadêmico e poeta Carlos Nejar lança, na ABL, o livro “O feroz círculo do homem”

 

O Acadêmico e poeta Carlos Nejar, ocupante da Cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Letras, lançou na quinta-feira, dia 20 de agosto, às 17h30min, no Petit Trianon, pela Editora LetraSelvagem, o livro O feroz círculo do homem.

A orelha do livro é assinada pelo escritor Miguel Jorge, que abre seu texto afirmando: “É como se um coro de vozes levantasse outras vozes no respirar intranquilo de um círculo desenhado em linhas de fogo. Ou uma catedral de forma barroca onde as figuras, no milagre de um tempo passado, podem ser vistas de vários ângulos e várias faces”.

O escritor, jornalista e crítico literário Diego Mendes Sousa, responsável pelo posfácio, afirma: “Delírios de imagens e uma elegante teoria da morte pairam nas páginas de O feroz círculo do homem, obra-prima da literatura ficcional escrita hoje no mundo”.

O AUTOR

Quinto ocupante da cadeira nº 4, eleito em 24 de novembro de 1988, na sucessão de Vianna Moog, Carlos Nejar, nome literário do Dr. Luiz Carlos Verzoni Nejar, nasceu em 11 de janeiro de 1939, em Porto Alegre. Procurador de Justiça, atualmente aposentado, radicou-se em Vitória, Espírito Santo.  Pertence, também, à Academia Brasileira de Filosofia, ao Pen Clube do Brasil e à Academia Espiritosantense de Letras.

Em 2010, Nejar recebeu a mais alta condecoração de seu Estado natal, “A Comenda Ponche Verde” e, do Estado de Minas Gerais, “A grande Medalha da Inconfidência, além da “Comenda do Mérito Aeronáutico”, no dia do Aviador, no Rio de Janeiro”.

Nejar construiu uma obra importante em vários gêneros, tanto no romance, quanto no teatro, no conto e na criação infanto-juvenil. Publicou, em terceira edição, o ensaio a História da Literatura Brasileira. Foi considerado um dos 37 escritores chaves do século, entre 300 autores memoráveis, no período compreendido de 1890-1990, segundo ensaio, em livro, do crítico suíço Gustav Siebenmann.

Romancista de talento reconhecido pela inventividade, Nejar escreveu, entre outras obras, O Túnel Perfeito, Carta aos loucos, Riopampa, ou o Moinho das Tribulações (Prêmio “Machado de Assis”, da Fundação da Biblioteca Nacional, em 2000) e O Poço dos Milagres (Prêmio para a melhor prosa poética da Associação Paulista de Artes, de São Paulo, 2005).

“Em 2011, Nejar publicou, além da 3ª edição de seus Viventes (trabalho de mais de trinta anos, espécie de “Comédia humana em miniatura”), os livro Contos Inefáveis, em 2012, e o romance A negra labareda da alegria”, em 2013. O escritor, traduzido em muitos idiomas, tem sido estudado nas universidades do Brasil e do Exterior.

Serviço

O feroz círculo do homem (romance)

Autor: Carlos Nejar

Editora: LetraSelvagem (Taubaté/SP)

160 páginas

1ª edição / 2015

R$ 30,00

18/08/2015