Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin faz palestra sobre Drummond na Biblioteca Nacional

Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin faz palestra sobre Drummond na Biblioteca Nacional

 

O Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin, Primeiro-Secretário da Academia Brasileira de Letras, fez palestra na Biblioteca Nacional, Auditório Machado de Assis, sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade, na quinta-feira, dia 12 de novembro, às 17 horas.

O evento faz parte das comemorações do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro e foi organizado pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Academia Carioca de Letras, com o objetivo de celebrar os principais autores que ajudaram a consolidar a literatura carioca desde o nascimento da cidade, em 1565, até os dias atuais.

Saiba Mais:

Sétimo ocupante da Cadeira nº 19 da ABL, eleito em 03 de junho de 2004, na sucessão de Marcos Almir Madeira, Antonio Carlos Secchin é Doutor em Letras pela Universidade do Rio de Janeiro, Professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, Roma, Rennes, Mérida, Nápolis, Paris Sorbonne e da Faculdade de Letras da UFRJ – onde foi aprovado, em 1993, por unanimidade, com nota máxima, em concurso público para professor titular. Orientou 24 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e três pesquisas de pós-doutorado. Ministrou 48 cursos e participou de 177 bancas de pós-graduação, no país e no exterior.

Poeta e ensaísta, Secchin publicou, entre outras obras, João Cabral: a poesia do menos (1985), Poesia e desordem (1996), Todos os ventos (poemas reunidos, 2002, ganhador dos Prêmios da ABL, da Biblioteca Nacional e do Pen Clube), Escritos sobre poesia & alguma ficção (2003), 50 poemas escolhidos pelo autor (2006), Memórias de um leitor de poesia (2010), Eus & outras (antologia poética, 2013). Ainda em 2013, a Editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, com dezenas de artigos, ensaios e depoimentos sobre a produção do Acadêmico como escritor, editor, docente e bibliófilo. Este ano, em abril, lançou João Cabral de Melo Neto: Uma fala só lâmina. Secchin é Oficial da Ordem de Rio Branco.

11/11/2015