Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho lança o livro “O pecado original da república”

Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho lança o livro “O pecado original da república”

 

O Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, sexto ocupante da Cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras, lançou na Travessa Leblon, o livro O pecado original da República. Antes dos autógrafos, foi realizado debate com a participação do autor, do também historiador Luciano Figueiredo e do professor Renato Lessa. A obra, editada pela Bazar do Tempo, reúne nesta edição uma série de textos produzidos nos últimos anos, a maior parte deles para jornais e revistas.

De acordo com os editores, “diante das persistentes interrogações sobre o Brasil, José Murilo de Carvalho debruça-se sobre eventos, personagens e reflexões capazes de oferecer caminhos para se compreender o país. Fiel ao seu admirável percurso intelectual, o autor destaca os temas centrais de sua obra: a construção da cidadania e a conciliação entre democracia e república. Para iluminar tais questões, oferece uma visão consistente, clara e crítica, sempre atento ao compromisso de dialogar com o grande público, provocando a reflexão e o debate essenciais para nossos dias”.

Saiba mais:

José Murilo de Carvalho é historiador, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras. Nascido em Andrelândia (MG), fez sua graduação em Sociologia e Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Ph.D pela Universidade de Stanford.

Atuou como professor visitante e pesquisador em diversas universidades estrangeiras, como Oxford, Leiden, Londres, Stanford e Princeton. É autor de vasta produção de artigos e crônicas publicados em jornais e revistas, no Brasil e exterior, e de livros, como Os bestializados (1987), Pontos e bordados (1998), A formação das almas – o imaginário da República no Brasil (1990), Cidadania no Brasil: o longo caminho (2001) e Dom Pedro II (2007).

11/09/2017