Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e economista Edmar Bacha faz a palestra ‘Abre-te, Brasil’, na Universidade de Brasília

Acadêmico e economista Edmar Bacha faz a palestra ‘Abre-te, Brasil’, na Universidade de Brasília

 

O Acadêmico e economista Edmar Bacha – participou da equipe econômica que concebeu e implantou o Plano Real –, sexto ocupante da Cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 3 de novembro do ano passado, fez, na quarta-feira, dia 8 de novembro, às 12 horas, a palestra “Abre-te, Brasil”, no 6º Fórum de Economia do Centro Acadêmico de Economia da Universidade de Brasília.

De acordo com os organizadores, “discutir reformas deve ser sempre um exercício continuado de qualquer país que almeje a superação de seus entraves econômicos e o desenvolvimento de suas instituições. Em especial, o Brasil atravessa um momento que suscita ainda mais a necessidade de autorreflexão. Neste sentido, a 6a edição do Fórum de Economia da UnB teve como propósito trazer diferentes perspectivas de quais devem ser os ajustamentos econômicos e sociais necessários ao crescimento sustentado e igualitário do país”.

O tema do encontro, que se realizou, do dia 6, segunda-feira, ao dia 10, sexta-feira, foi “Reformas no centro do debate: as mudanças estruturais de que o Brasil precisa”, e contou com as participações de destacados economistas brasileiros.

Saiba mais

O CONFERENCISTA

Economista, fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates no Rio de Janeiro, Edmar Bacha nasceu em Lambari, Minas Gerais, de uma família de escritores, políticos e comerciantes. Casado com a antropóloga Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, tem dois filhos e duas enteadas, além de cinco netos. Concluiu a Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais e, em seguida, obteve o Ph.D. em Economia na Universidade de Yale, EUA.

Bacha é autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Seu último livro é Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes (Civilização Brasileira, 2013). Atualmente, está organizando um novo livro com o título: O Fisco e a Moeda: Ensaios sobre o Tesouro Nacional e o Banco Central. Foi professor de economia em diversas universidades no Brasil e no exterior. No setor público, foi pesquisador no IPEA, presidente do IBGE e presidente do BNDES. No setor privado, foi consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos.

06/11/2017