Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Domício Proença Filho recebe o título de Doutor ‘Honoris Causa’ da Universidade Clermont Auvergne

Acadêmico Domício Proença Filho recebe o título de Doutor ‘Honoris Causa’ da Universidade Clermont Auvergne

 

O Acadêmico, professor, escritor e poeta Domício Proença Filho recebeu na segunda-feira, dia 10 de dezembro, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Clermont Auvergne, na França. A honraria é a mais importante concedida por instituições de ensino superior, daquele país, ao trabalho e obra de personalidades que se destacam nas artes, ciências, filosofia, letras, mas também em causas humanitárias.

Domício Proença Filho trabalhou na Universidade Federal Fluminense (UFF) e em diversas outras instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. Quinto ocupante da cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de março de 2006, tem 68 livros publicados, entre eles Capitu: memórias póstumas, recentemente traduzido para o francês. Também é membro da Academia Brasileira de Filologia e da Academia das Ciências de Lisboa.

Na cerimônia de entrega do título, no anfiteatro da Escola de Direito, Domício Proença Filho foi apresentado pelo professor Saulo Neiva, Diretor do Centro de Pesquisas sobre as Literaturas e a Sociopoética da Universidade Clermont Auvergne. Em seu discurso, Neiva lembrou seu tempo de adolescente, quando era estudante e conheceu, segundo afirmou, uma das obras mais célebres do homenageado: Estilos de Época na Literatura.

11/12/2018