Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Domício Proença Filho é orador convidado do ciclo de conversas ‘Camões dá o que falar’

Acadêmico Domício Proença Filho é orador convidado do ciclo de conversas ‘Camões dá o que falar’

 

O Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho foi o orador convidado da sessão do ciclo de conversas “Camões dá o que falar”, do Camões, I.P., Instituto da Cooperação e da Língua, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Governo Português. O título da palestra do Acadêmico foi “A Língua Portuguesa no mundo globalizado”. O evento foi realizado no dia 31 de outubro, quarta-feira, no Auditório Camões, I.P., em Lisboa Portugal.
 

Saiba mais

Atual ocupante da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de março de 2006, na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa, Domício Proença Filho é Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. Doutor e Livre-Docente em Letras, foi Professor da disciplina e de língua portuguesa em diversos outros estabelecimentos de ensino superior, entre eles, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Na condição de Professor Titular Convidado (Gastprofessor), ministrou cursos na Universidade de Colônia e na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen.

Participou, como conferencista e debatedor, de seminários e cursos promovidos por instituições de ensino superior e centros de estudos em Lisboa, Coimbra, Porto, Colônia, Tübingen, Munique, Roma, Bolonha, Madri, Salamanca, Paris, Clermont Ferrand, e Minesota.

O Acadêmico é, também, crítico, ensaísta, poeta, ficcionista, roteirista e promotor cultural. Publicou 68 livros, entre eles, Estilos de época na literatura, a linguagem literária; A poesia dos Inconfidentes (org.); Oratório dos Inconfidentes; O risco do jogo – poemas; Capitu-memórias póstumas (romance); Breves estórias de Vera Cruz das Almas; Nova ortografia da língua portuguesa – guia prático; Leitura do texto, leitura do mundo; e Muitas línguas, uma língua: a trajetória do português brasileiro. É membro da Academia Brasileira de Letras, de que foi presidente (2016-2017), da Academia Brasileira de Filologia e da Academia das Ciências de Lisboa e do PEN Clube do Brasil.

30/10/2018