Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Candido Mendes de Almeida coordena na ABL o Seminário ‘Brasil, brasis’ de outubro, intitulado ‘Representação e radicalização política’

Acadêmico Candido Mendes de Almeida coordena na ABL o Seminário ‘Brasil, brasis’ de outubro, intitulado ‘Representação e radicalização política’

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade à sua série de Seminários “Brasil, brasis” de 2017 com o tema Representação e radicalização política, sob coordenação do Acadêmico, professor e escritor Candido Mendes de Almeida (quinto ocupante da Cadeira 35 da ABL, eleito em 24 de agosto de 1989) e as participações dos professores Jairo Nicolau e Renato Janine Ribeiro.

O seminário aconteceu no dia 26, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro, com transmissão direta pelo portal da ABL.

O coordenador-geral dos Seminários “Brasil, brasis” de 2017 é o Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho.

Saiba mais

OS CONVIDADOS

Professor Titular de Ciência Política da UFRJ, pesquisador do CNPq, Jairo Nicolau é doutor em ciência política pelo Iuperj, instituição da qual foi professor e pesquisador entre 1995 e 2009.

Especializado na área de partidos, eleições e sistemas eleitorais, desde os anos 1990 participa dos debates sobre reforma política no Brasil e, atualmente, integra o Conselho de Pesquisas e Estudos Eleitorais (CPEE) do Tribunal Superior Eleitoral.

Publicou pela Zahar História do voto no Brasil e Eleições no Brasil: do Império aos dias atuais; e Representantes de quem? Os (des) escaminhos do seu voto da urna à Câmara dos Deputados, lançado em 2017.

Renato Janine Ribeiro foi Ministro da Educação do Brasil de abril a outubro de 2015. É professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na Universidade de Columbia em Nova York, em 2003-4 e, também, diretor de avaliação da Capes, órgão do Ministério da Educação (2004-8).

Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1998), a Ordem de Rio Branco (2009) e a Ordem do Mérito Naval (2015). Tornou-se Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP (2016) e Pesquisador Sênior do CNPq (2017).

Entre outros livros, publicou A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (que ganhou o Prêmio Jabuti de Ensaio, 2001); Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra seu tempo; A última razão dos reis – ensaios de filosofia e de política; e A Boa Política.

Também organizou uma série de 12 programas sobre Ética para a TV Futura, depois exibidos na Globo.

19/10/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados