Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Cleonice Berardinelli lança o livro “Gil Vicente: autos”

Acadêmica Cleonice Berardinelli lança o livro “Gil Vicente: autos”

 

Sexta ocupante da Cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras, eleita em 16 de dezembro de 2009, em substituição ao Acadêmico Antonio Olinto, a professora Cleonice Berardinelli lançou, no dia 26 de julho, quinta-feira, às 18h30min, no Petit Trianon, o livro Gil Vicente: autos, pela Editora Casa da Palavra. A autora, uma das mais destacadas especialistas do Brasil na Literatura Portuguesa, compila no livro as principais produções do dramaturgo, que é considerado o pai do teatro de Portugal.

<>

Saiba mais

Gil Vicente
 
Gil Vicente também foi músico, ator e poeta, mas nos palcos é que suas obras marcaram de forma mais evidente a história de seu país. A rica produção do século XVI – auge das Grandes Navegações – é dissecada num conjunto de ensaios de Cleonice Berardinelli, especialmente relevantes para aqueles que desejam aprofundar-se no estilo vicentino. A obra do dramaturgo português refletiu a importante passagem da Idade Média para o Renascimento, numa literatura recheada de elementos populares, segundo os editores do livro.

Cleonice Berardinelli
 
Cleonice Berardinelli nasceu no Rio de Janeiro, em 1916. Formada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Ela é uma das mais destacadas autoridades em literatura portuguesa no Brasil e pioneira no estudo de Fernando Pessoa. Destaca-se também por suas publicações sobre Luís de Camões e Gil Vicente. É autora, entre outras obras, de: Estudos camonianos (1973); Obra em prosa: Fernando Pessoa (1974); Estudos de Literatura Portuguesa (1985); Álvaro de Campos – A passagem das horas (1988); Poemas de Álvaro de Campos (1990); e Fernando Pessoa: outra vez te revejo... (2004).

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

 26/7/2012

18/07/2012 - Atualizada em 17/07/2012