Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras escreve carta aberta aos enfermeiros e enfermeiras do Brasil

Academia Brasileira de Letras escreve carta aberta aos enfermeiros e enfermeiras do Brasil

 

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Marco Lucchesi, enviou, no dia 22/5, uma carta em reconhecimento ao trabalho desempenhado por enfermeiros durante a crise do novo Coronavírus. A carta foi recebida por representantes da classe e repassada aos demais profissionais, que somam mais de dois milhões no Brasil.

No dia 26/5, terça-feira, o presidente também participou de uma chamada de vídeo ao vivo com a enfermeira Renata Pietro, figura influente na representação dos profissionais de saúde nas redes sociais. Durante a emissão, o presidente debateu pontos como a invisibilidade do trabalho dos enfermeiros e a necessidade de melhoramento e preservação do Sistema Único de Saúde.

A Academia também enviará livros para os centros de formação e faculdades de enfermagem ao redor do país como parte do projeto em parceria com a Biblioteca da Câmara dos Deputados. A doação reflete o compromisso da ABL com a sociedade brasileira de viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, assim como o apoio aos profissionais de saúde que vêm atuando na linha de frente em combate à pandemia mundial.

 

A carta

“Às Enfermeiras e Enfermeiros do Brasil

Aceitem nossas homenagens pela dedicação absoluta ao trabalho, pelo cuidado com os doentes, nesse momento dramático da pandemia.  

A sociedade deve a vocês o exemplo de extrema dignidade, a entrega total e profunda, em condições adversas.

Muitas páginas de heroísmo ficarão marcadas em nossa memória, em cada gesto luminoso e solidário.

Tenham a certeza de que não estão sós.

Muito cordialmente,

  

Marco Lucchesi

Presidente da Academia Brasileira de Letras

28/05/2020