Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL retoma programa ‘Música de Câmara na ABL’ com apresentação do grupo ‘Música Antiga da UFF’

ABL retoma programa ‘Música de Câmara na ABL’ com apresentação do grupo ‘Música Antiga da UFF’

 

A Academia Brasileira de Letras reiniciou seu programa  “Música de Câmara na ABL” apresentando o grupo “Música Antiga da UFF”, composto pelos instrumentistas Lenora Pinto Mendes, Leandro Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virginia Van der Linden.

O Presidente da Academia, Professor Marco Lucchesi, fez a abertura do espetáculo, que marcou o retorno dessa atividade oferecida pela ABL ao público, mediante um protocolo firmado com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com seus integrantes, o conjunto apresenta músicas para cantar e dançar escritas por trovadores medievais, e os instrumentos tocados pelos integrantes do conjunto são todos da Idade Média e do Renascimento: viele de roda, rabeca, viele de arco, flautas, buzuk e percussão).

Atuante há três décadas, seus músicos são todos também pesquisadores. Em 2017, o Música Antiga da UFF lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho, que conta a trajetória artística do grupo durante os mais de 30 anos de pesquisa e difusão da música.

17/09/2018

Vídeos relacionados