Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza sessão de saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico Luiz Paulo Horta

ABL realiza sessão de saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico Luiz Paulo Horta

 

A Academia Brasileira de Letras realizou no dia 8 de agosto, quinta-feira, sessão de saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico, jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta, que faleceu na madrugada do dia 3 de agosto, sábado, vítima de um infarto fulminante, em sua casa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Compareceram Acadêmicos (cada um teve direito à palavra e muitos mal conseguiram terminar suas falas, por causa da emoção e da saudade) e parentes do homenageado, entre eles sua mulher Ana Cristina Reis, de sua segunda núpcias, e as filhas Ana Magdalena Horta e Ana Clara Horta. Após a sessão, a Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, em nome da Diretoria, declarou vaga a Cadeira antes ocupada por ele, e os interessados em sucedê-lo terão um mês para enviar suas cartas de candidatura, a partir do encerramento da sessão de ontem.

Saiba mais

O Acadêmico

Sétimo ocupante da cadeira 23, eleito em 21 de agosto de 2008, na sucessão de Zélia Gattai, e recebido em 28 de novembro do mesmo ano pelo acadêmico Tarcísio Padilha, Luiz Paulo Horta nasceu no Rio de Janeiro em 14 de agosto de 1943 – faria 70 anos semana que vem. Foi sepultado no mausoléu da ABL no domingo, dia 4 de agosto.

Em 1962, iniciou o curso de Direito na PUC-RJ, logo abandonado pela militância no jornalismo. Entrou para o Correio da Manhã em 1963 e para o Jornal do Brasil, em 1964, onde ficou até 1990. Transferiu-se então para O Globo, onde continuou a trabalhar como editorialista e crítico de música. Em 1986, fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2000 e 2001, dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola da PUC.RJ.

Pertenceu à Academia Brasileira de Música e à Academia Brasileira de Arte. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 2000, recebeu o Prêmio Padre Ávila de Ética no Jornalismo, concedido pela PUC-RJ. Em 2010, recebeu a medalha do Inconfidente, do Governo de Minas Gerais.

Na Academia, era o responsável pela produção e apresentação da série “Música de Câmara na ABL”. Sua última participação aconteceu exatamente na quinta-feira passada, dia 1º de agosto, com o concerto “Música & Poesia”, com Carol Murta Ribeiro (piano) e Helder Parente (declamação).

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

9/8/2013

09/08/2013 - Atualizada em 08/08/2013