Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza Sessão de Saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos

ABL realiza Sessão de Saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos

 

A Academia Brasileira de Letras realizou na quinta-feira, dia 26 de abril, Sessão de Saudade – apenas para os Acadêmicos – em homenagem póstuma ao Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos, falecido no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro. O Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, ao fim da homenagem, declarou vaga a Cadeira 7.

Os interessados em se candidatar à sucessão terão dois meses para fazer suas inscrições. Findo esse prazo, o Presidente marcará a eleição para 60 dias depois. 

Nelson Pereira dos Santos foi eleito para a Academia no dia 9 de março de 2006, na sucessão do Acadêmico Sergio Corrêa da Costa. Tomou posse, como nono ocupante da Cadeira 7, no dia 17 julho do mesmo ano. Foi recebido pelo Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni.

O cineasta foi um dos principais nomes do Cinema Novo. Reconhecido e admirado no exterior, Nelson Pereira dos Santos, trilhou uma vida dedicada a essa obra. Entre seus filmes, destacam-se, principalmente, aqueles ligados à literatura, como “Vidas Secas” e “Memória do Cárcere”, de Graciliano Ramos, “Azylo muito louco”, de Machado de Assis, “Tenda dos Milagres” e “Jubiabá”, de Jorge Amado, “A terceira margem do Rio”, de Guimarães Rosa, e “Boca de ouro”, de Nelson Rodrigues.

24/04/2018

Notícias relacionadas