Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lança o livro “O vento do mar”, do Acadêmico Lêdo Ivo

ABL lança o livro “O vento do mar”, do Acadêmico Lêdo Ivo

 

A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Editora Contracapa, lança o “O vento do mar”, um registro da vida e da obra do poeta e Acadêmico Lêdo Ivo. O livro estará à venda nas livrarias a partir da semana que vem.

O convívio do poeta com grandes figuras da literatura brasileira, como Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Jorge de Lima, Austregésilo de Athayde, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Afonso Arinos de Melo Franco, José Lins do Rego, Cornelio Penna, Lucio Cardoso, Agripino Grieco, Josué Montello, Clarice Lispector, entre muitos outros, é evocado e objeto de sua reflexão ensaística, impondo-se como documento precioso da história e da memória cultural do Brasil.

A vasta iconografia contida no livro registra o percurso poético e literário do poeta, as viagens e a participação em numerosos festivais de poesia, o que representa o reconhecimento de sua obra no exterior. E ainda uma história de amor, segundo mos editores.

Em seu texto na terceira capa de “O vento do mar”, na orelha, o escritor Phillippe Chéron afirma que “os laços profundos que vinculam Lêdo Ivo à sua terra brasileira e ao seu povo – ele se orgulha de ser um descendente longínquo da tribo indígena caeté – não entram em contradição com sua vasta cultura cosmopolita. Ao contrário, essas duas dimensões fundamentais de sua existência se completam e se reforçam mutuamente em sua obra. Assim essa obra extremamente abundante e variada projeta uma singular luz rasante sobre nosso mundo. A melancolia e a ironia, a lucidez e a sensualidade, a tristeza e o entusiasmo brilham nela alternadamente como estranhos fogos-fátuos na penumbra e na sufocante unidade marinha dos mangues. Essa iluminação ajuda a considerar a vida e o mundo de um outro modo, aberto, e capaz de conciliar – não fosse pelo tempo de um relâmpago – o esplendor e a abominação”.

25/7/2011

25/07/2011 - Atualizada em 24/07/2011