Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL inaugura exposição em homenagem ao Acadêmico José Guilherme Merquior

ABL inaugura exposição em homenagem ao Acadêmico José Guilherme Merquior

 

A Academia Brasileira de Letras realizou a abertura da exposição “José Guilherme Merquior – Crítico de ideias e de formas”, uma homenagem ao acadêmico e diplomata pelos seus 70 anos de nascimento.

A exposição mostra, por intermédio de livros, fotos e textos, as características principais do homenageado, divididas em Crítica, Estética, Cultura e Política.

“Guardo dele umas das mais belas lições de crítica literária. Foi quando ele, a meu convite, fez, na escadaria da Biblioteca Nacional, um discurso de saudação aos 80 anos de Carlos Drummond de Andrade. Ouvi então a segurança da sua palavra, palavras repassadas da melhor ética e palavras construídas na melhor estética, um discurso inesquecível, que começou com uma dúvida...”. (Marcos Vilaça, Presidente da ABL– fragmento do texto de abertura da exposição)

Sob a curadoria de José Mario Pereira, a exposição “José Guilherme Merquior – Crítico de ideias e de formas” foi inaugurada no dia 19 de julho, às 17h, no Centro Cultural da ABL, no 1º andar, e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 31 de agosto.

Saiba mais

José Guilherme Merquior nasceu na cidade do Rio de Janeiro, a 22 de abril de 1941 e faleceu no Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1991. Era filho de Danilo Merquior e de Maria Alves Merquior.

Quarto ocupante da Cadeira 36, eleito em 11 de março de 1982, na sucessão de Paulo Carneiro e recebido pelo Acadêmico Josué Montello em 11 de março de 1983.

Mais sobre o Acadêmico José Guilherme Merquior

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

19/7/2011

14/07/2011 - Atualizada em 13/07/2011