Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL entrega o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2018 ao ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero

ABL entrega o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2018 ao ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero

 

A Academia Brasileira de Letras entregou terça-feira, dia 2 de outubro, o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2018, ao jurista, professor, embaixador e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, autor do livro A Diplomacia na Construção do Brasil: 1750-2016, em solenidade foi realizada no Salão Nobre do Petit Trianon.

O Acadêmico Alberto Venancio Filho leu o parecer que decidiu a escolha e, logo depois, o representante do Grupo Votorantim, José Pastore, fez a entrega do prêmio – instituído pela família do Senador José Ermírio de Moraes e pelas indústrias Votorantim, em 1995 – e discursou sobre a obra e Ricupero. De acordo com o regulamento da premiação, cabe à ABL a indicação do ganhador, o que é feito em sessão ordinária dos Acadêmicos.

“Imagino que o prêmio concedido ao meu livro se deva, acima de tudo, à percepção de que ele buscou mostrar em suas páginas que não precisamos envergonhar-nos de um passado diplomático que nos ajudou a ser aquilo que somos no que temos de melhor”, afirmou Rubens Ricupero, em seu discurso de agradecimento.

E concluiu: “E também por haver sugerido que o melhor desse passado não morrerá nunca, nem é mesmo passado, pois vive em nosso sonho de fazer do Brasil uma potência de reconciliação e paz, de justiça e igualdade, de entendimento e fraternidade entre os povos”. (Para ler o discurso do premiado na íntegra, basta acessar aqui).

Testemunha e protagonista das últimas cinco décadas da diplomacia brasileira, segundo os editores, “Rubens Ricupero, em seu livro, desvenda a trama de inuências nacionais e internacionais desde 1750 até os dias de hoje e nos oferece um livro decisivo para a compreensão de nossa história – utilíssimo para estudiosos das ciências sociais em geral e indispensável para os que se dedicam às relações internacionais”.

Saiba mais

Rubens Ricupero é diplomata aposentado, professor universitário e escritor brasileiro. Ocupou inúmeros cargos importantes: assessor internacional de Tancredo Neves e de José Sarney, embaixador em Washington, Genebra e Roma, Secretário-Geral da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), órgão da ONU sediado em Genebra, Subsecretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia e, posteriormente, da Fazenda de Itamar Franco. Nasceu em São Paulo no dia 1º de março de 1937, filho de João Ricupero e Assunta J. Ricupero.

24/09/2018

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados