Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL entrega o Prêmio José Ermírio de Moraes de 2012 ao escritor José Paulo Cavalcanti Filho

ABL entrega o Prêmio José Ermírio de Moraes de 2012 ao escritor José Paulo Cavalcanti Filho

 

A Academia Brasileira de Letras entregou o Prêmio José Ermírio de Moraes de 2012 ao jurista e escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, dia 21 de novembro, quarta-feira, às 17 horas, no Salão Nobre do Petit Trianon, por seu livro Fernando Pessoa: uma quase biografia. A saudação será feita pelo Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni.

O Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, ex-presidente da ABL, também pernambucano e membro da Academia de Letras daquele estado, afirmou: “José Paulo usou de toda a sua experiência de advogado detalhista para produzir uma obra prima sobre a vida de Fernando Pessoa, numa biografia perfeita”.

O prêmio, no valor de R$ 75 mil, foi instituído pela família de José Ermírio de Moraes e pelas indústrias Votorantim em 1995. De acordo com seu regulamento, cabe à ABL a indicação do vencedor, o que é feito em sessão ordinária dos Acadêmicos. Fernando Pessoa: uma quase biografia foi indicado para a premiação dia 27 de setembro deste ano. Anteriormente, ganhou Prêmio Brasília de Literatura, promovido pela 1ª Bienal do Livro e da Literatura, no primeiro semestre deste ano, na categoria biografia. José Paulo Cavalcanti Filho conheceu a obra do poeta português Fernando Pessoa em 1966 e, à medida que se aprofundava, sua curiosidade aumentava. Ao mergulhar na vida do poeta, Cavalcanti começou a entender melhor o homem inquieto, suas angústias e a dimensão de sua obra.

Saiba mais

A obra, segundo a Comissão do Prêmio, exigiu do autor oito anos de pesquisas e cinco horas diárias dedicadas exclusivamente ao texto. Uma importante revelação que mostra é a quantidade de heterônimos que o poeta usava. Segundo o autor, eram 127 e não 67. Desde sua morte em 1935, mais de seis mil livros foram escritos sobre a obra de Fernando Pessoa. Membro da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 27, o jurista José Paulo Cavalcanti Filho é formado pela Faculdade de Direito do Recife. Atualmente, é membro da Comissão da Verdade, que apura violações dos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que também inclui a ditadura militar.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

21/11/2012

13/11/2012 - Atualizada em 13/11/2012