Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL disponibiliza acesso aos manuscritos originais de dois romances e um poema de Machado de Assis

ABL disponibiliza acesso aos manuscritos originais de dois romances e um poema de Machado de Assis

 

Veja o passo a passo para acessar os Manuscritos:

1. Acervos ABL/Acervo Arquivístico: Selecionar a opção ARQUIVO: Arquivo Machado de Assis/Clicar no item ACAD Textual;

2. Memória da ABL/Arquivo/Consulta ao Acervo Arquivístico: Selecionar a opção ARQUIVO: Arquivo Machado de Assis/Clicar no item ACAD Textual.

Pesquisadores, estudantes e o público em geral, no Brasil e no mundo, podem, a partir de agora, acessar, por intermédio da internet, os manuscritos originais de dois romances e de um poema de seu fundador e primeiro Presidente, Machado de Assis.

O Arquivo Múcio Leão, da Academia Brasileira de Letras (ABL), dirigido pelo Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, disponibilizou, on line, no site da Instituição, os documentos que, antes, somente podiam ser consultados nos terminais de computadores instalados em sua sede.

Os documentos mostram o processo criativo do autor, inclusive as correções nos textos, assim como mudanças dos nomes de determinados personagens. Isso, agora, pode ser constatado pelos interessados, de suas casas ou trabalho, em seus próprios equipamentos, sem a necessidade de comparecer ao Arquivo da Academia.

 

Saiba mais:

O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, destacou a importância do novo serviço: “Constitui uma das etapas do Projeto de preservação e difusão da totalidade dos arquivos de acadêmicos e acadêmicas, desenvolvidos pelo Arquivo Múcio Leão da ABL, dirigido pelo acadêmico José Murilo de Carvalho. A antecipação do presente processo de migração para sua Base de Dados deve-se à solicitação de um grande número de interessados de todas as partes do mundo, de conhecer os manuscritos do escritor. Com isso, a Academia dá sequência ao cumprimento de seus objetivos primeiros vinculados ao culto da língua e da literatura nacional".

A disponibilização dos originais dos romances Esaú e Jacó e Memorial de Aires, assim como do poema O Almada, segundo Maria Oliveira, é a primeira de um processo, que prevê, dentro de pouco tempo, a de todos os manuscritos do autor: “A equipe de arquivistas do Múcio Leão vem desenvolvendo a alimentação da Base de Dados, com a inclusão das informações e imagens digitais para o novo sistema. O trabalho está sendo realizado pela Coordenadora dos Arquivos dos Acadêmicos, Juliana Amorim”.

Ainda de acordo com Maria Oliveira, “a decisão de permitir o acesso aos originais, antes mesmo da conclusão do processo de migração de todo o arquivo, foi tomada a partir do grande número de usuários, provenientes de diversas partes do mundo, interessados nos manuscritos da obra de Machado de Assis que estão depositados no Arquivo Múcio Leão”.

Maria Oliveira informou, também, que o acervo documental do Arquivo Machado de Assis está dividido em um fundo arquivístico e uma coleção de documentos. “O fundo arquivístico é o conjunto de documentos produzidos e/ou recebidos pelo titular no exercício de suas atividades e no decorrer de sua vida, naturalmente acumulados pelo próprio. Já a coleção de documentos é o resultado daqueles reunidos pela ABL, por intermédio de parentes do autor, amigos, estudiosos e correlatos, cujo conteúdo trata de temas, assuntos, impressões e aspectos relativos ao Acadêmico titular do arquivo e que complementam as informações do fundo arquivístico”.

10/01/2017