Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL conclui pesquisa sobre a “Correspondência de Machado de Assis” com o lançamento do quinto e último volume da série

ABL conclui pesquisa sobre a “Correspondência de Machado de Assis” com o lançamento do quinto e último volume da série

 

A Academia Brasileira de Letras lançou o Tomo V da "Correspondência de Machado de Assis", abrangendo o período de 1905 a 1908. A coordenação e orientação são do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. O quinto livro, o mais volumoso de todos, contém 340 documentos, incluindo cartas, cartões e telegramas, reproduzidos e comentados em 546 páginas pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Sílvia Eleutério, responsáveis, também, pela organização dos cinco volumes, que totalizam 1178 itens.

Na apresentação do V Tomo, Sergio Paulo Rouanet escreve que se chegou “ao fim do caminho”, embora, logo a seguir, renuncie a essa afirmação: “No futuro, com efeito, é possível que o aparecimento de novas cartas mostre que nossa pesquisa ainda está longe de ser completa. Sabemos que numa obra desse tipo, todo final é sempre provisório. Mas, no meio de tantas incertezas quanto ao futuro, podemos garantir que nosso epistolário contém todas as missivas até agora disponíveis de e para Machado de Assis”, garante.

Os quatro primeiros volumes da “Correspondência de Machado de Assis”, publicados desde 2008, ano do centenário de sua morte, tornaram-se uma fonte de informações importantes para pesquisadores, historiadores, estudantes e o público interessado na vida do escritor. Os livros, a cada lançamento, foram recebidos com grande interesse pelos veículos de comunicação, com reportagens de páginas inteiras e ilustrações.

22/06/2015