Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL comemora 116 anos e entrega os Prêmios Literários para obras publicadas em 2012

ABL comemora 116 anos e entrega os Prêmios Literários para obras publicadas em 2012

 

A Academia Brasileira de Letras comemorou seus 116 anos de fundação no dia 18 de julho, quinta-feira, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon. Na oportunidade, foram entregues os Prêmios Literários de 2013 (para obras publicadas em 2012). O vencedor do “Prêmio Machado de Assis” (conjunto da obra), concedido desde 1941, foi o mineiro Silviano Santiago, um dos mais destacados contistas brasileiros, além de ensaísta, poeta, professor e romancista. O valor dos prêmios é de R$ 100 mil para o Machado de Assis e de R$ 50 mil para os demais.

A Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, abriu a cerimônia lendo o discurso proferido por Machado de Assis, quando da inauguração da Academia, em 1897. A seguir, passou a palavra ao Acadêmico Antonio Carlos Secchin, orador oficial da cerimônia. Secchin lembrou de forma coloquial e, algumas vezes, com uma certa dose de humor, a História da Casa, desde os tempos de dificuldades financeiras até os dias de hoje. O vencedor do Machado de Assis, foi o responsável pelo último discurso e falou em nome de todos os premiados.

Os vencedores dos Prêmios ABL de 2013 foram: na categoria Poesia, Antonio Cícero, pelo livro Porventura; na de Ficção, Romance, Teatro e Conto, Lya Luft, O tigre na sombra; na de Ensaio, Crítica e História Literária, dividido entre os escritores Pedro Meira Monteiro, por Correspondência entre Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, e Lúcia Bettencourt, por O banquete; Literatura infantojuvenil, Luiz Raul Machado, As 17 cores do branco; Tradução, Caetano Waldrigues Galindo, Traduções de Ulysses; História e Ciências Sociais, Sidney Chalhoub, A força da escravidão; Cinema, David França Mendes, roteiro do filme Corações sujos; Prêmio Francisco Alves (entregue a cada cinco anos), José Rogério Fontenele Bessa, com o Atlas linguístico do Estado do Ceará.

Em 2012, correspondente a 2011, o vencedor do Machado de Assis foi o contista Dalton Trevisan. Os premiados anteriormente foram: Benedito Nunes; Ferreira Gullar; Autran Dourado; Roberto Cavalcanti de Albuquerque; Antonio Torres; e Wilson Martins.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

19/7/2013

02/07/2013 - Atualizada em 01/07/2013