Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL apresenta “A comédia da Panelinha”, de Plauto, na Leitura Dramatizada de setembro

ABL apresenta “A comédia da Panelinha”, de Plauto, na Leitura Dramatizada de setembro

 

Em 2019, uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras e a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena promove apresentações teatrais da peça “A comédia da Panelinha”, entre outras, adaptadas para o formato de leitura dramatizada.

O evento foi realizado no dia 25 de setembro, quarta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr. localizado na Academia Brasileira de Letras, Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo.

A leitura

O enredo central envolve a história do velho Euclião, que possui uma panela cheia de ouro herdada por gerações. Por medo de perder tal riqueza, entretanto, o personagem vive como um pobretão, atordoado com a possibilidade de descobrirem o seu tesouro escondido. Numa trama cheia de peripécias e mal-entendidos, o autor propõe a pergunta sempre atual: dinheiro traz felicidade?

Com um pouco mais de uma hora de duração, jovens e adultos se encantaram com uma divertida história que tem como tema central esconder de todos a sua fonte instantânea de riqueza. A apresentação foi realizada pelo grupo de alunos e ex-alunos da Escola com direção da professora Christiane Messias e tradução de Aída Costa.

O autor

Plauto foi um grande dramaturgo romano que viveu durante o período republicano. A obra "A comédia da Panelinha" de Plauto serviu de inspiração para outros renomados escritores ao longo dos séculos, como Shakespeare, Molière e Ariano Suassuna.

17/09/2019