Início > Artigos

Artigos

  • Um voto em Marcelo Adnet

    O Globo, em 19/10/2018

    Bolsonaro não deixa dúvida. Sua primeira agenda externa para o segundo turno foi uma simbólica visita a um batalhão da PM, onde revelou sua versão do “nós e eles” ao anunciar: “Teremos um dos nossos lá em Brasília. Caveira!”.

  • Maus exemplos

    O Globo, em 17/10/2018

    O candidato ao governo do estado pelo PSC não para de surpreender, a começar pelo resultado das urnas.

  • Ruído num dia de paz

    O Globo, em 10/10/2018

    Já que o segundo turno é outra eleição, como se cansam de dizer os analistas, é inevitável que os dois finalistas ajustem suas estratégias e mexam com suas imagens.

  • De surpresa em surpresa

    O Globo, em 03/10/2018

    Se democracia é a convivência civilizada entre os contrários, ou seja, entre os que pensam diferente, o último fim de semana ofereceu um raro sinal positivo.

  • Conheça a nova moda: catar lixo enquanto corre

    O Globo, em 22/09/2018

    Lançada na Suécia por um ambientalista, que reuniu um grupo no Facebook, essa moda recebeu o nome de “plogging”, que mistura a palavra sueca “plocka” (recolher) e a inglesa “jogging” (correr) para definir a prática de caminhar ou correr coletando numa bolsa ou sacola o lixo que encontra pelo caminho: guimba de cigarro, garrafas plásticas, o que puder carregar.

  • Na urna em que comeu

    O Globo, em 19/09/2018

    A notícia que chega em meio a essa estranha campanha eleitoral preocupa. Ela informa que o Brasil está entre as seis nações onde houve recuo na democracia entre 2015 e 2017.

  • Uma outra campanha

    O Globo, em 12/09/2018

    É possível que a imprensa tenha se comovido mais com o atentado contra Jair Bolsonaro do que os eleitores. O primeiro resultado da pesquisa Datafolha após o ataque não confirmou, pelo menos até agora, as expectativas de que a facada iria favorecer, de maneira decisiva, a campanha do candidato do PSL. 

  • Um país amnésico

    O Globo, em 08/09/2018

    Como ficou demonstrado com o incêndio do Museu Nacional, o Brasil parece só usar a memória para se lembrar de que não a tem ou a tem incompleta — é o país da amnésia crônica e do pretérito imperfeito.

  • Quarenta anos depois

    O Globo, em 05/09/2018

    Não tive com o Museu Nacional a relação afetiva que tinha com o Museu de Arte Moderna, que na madrugada de 8 de julho de 1978 foi também destruído por um incêndio. 

  • A difícil escolha

    O Globo, em 29/08/2018

    Fizeram para mim a pergunta do momento: “Você já sabe em quem vai votar pra presidente?”. Respondi que não, eu e a torcida do Flamengo, exagerando um pouco.