Início > Artigos

Artigos

  • No meu tempo …

    O Estado do Maranhão, em 02/12/2017

    Minha geração está indo embora e a nostalgia nos leva a fazer um balanço de nossas vidas. Daí o gosto dos velhos por contar histórias. As nossas conversas começam sempre com aquele chavão “no meu tempo…” E realmente cada tempo é seu tempo.

  • A crise ficou

    O Globo, em 21/06/2017

    O presidente Michel Temer desmentiu, e não que isso seja a seu favor, os que comparam seu governo com os últimos meses do governo José Sarney. Naquela ocasião, o então senador Fernando Henrique Cardoso dizia com ironia sempre que o presidente ia ao exterior: “A crise viajou”.

  • A única certeza

    O Globo, em 24/05/2017

    Meu Ibope particular aponta uma preferência: Cármen Lúcia. O problema é saber se ela quer e se tecnicamente pode. Parece que nos dois casos a resposta é não

  • Hora de renovação

    O Globo, em 12/04/2017

    Aconteceu o que se previa, muitos temiam e outros desejavam: a lista de Fachin misturou alhos com bugalhos e colocou todos os relacionados no mesmo patamar. Que país sairá dessa crise que, no seu ápice, envolve 9 ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais,  12 governadores e cinco ex-presidentes do Brasil, José Sarney (PMDB), Fernando Collor (PTB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) ? O próprio presidente estaria na lista, não fosse protegido pela imunidade temporária que o cargo lhe confere.

  • História recente

    O Globo, em 09/04/2017

    As diversas variantes da história recente da política brasileira encontraram-se na noite de sexta-feira na posse do economista Edmar Bacha na Academia Brasileira de Letras. Recebido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável pelo que Bacha considera o ponto culminante de sua vida pública, a participação no Plano Real, teve a presença de outro ex-presidente, José Sarney, com quem colaborou na elaboração do Plano Cruzado e na presidência do IBGE.

  • Nosso chão

    O Estado do Maranhão, em 05/04/2017

    Nesta sexta-feira, aqui, no Maranhão, será realizada a cerimônia de acolhimento da Campanha da Fraternidade de 2017. Há vários anos tenho apoiado, como deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, iniciativas anuais da Igreja Católica, que hoje ampliaram-se e conquistaram um caráter ecumênico.

  • Pedra da democracia

    O Globo, em 07/10/2016

    Conheci Ulysses Guimarães no Palácio Tiradentes, eu, deputado da UDN, e ele, do PSD, presidente da Câmara. Jovem, tinha um ar severo, que lhe dava uma impressão de certa distância, e inspirava a todos nós grande respeito. Os anos lhe amaciaram os gestos e os olhos.

  • Deveres e direitos

    O Globo, em 06/10/2016

    A Constituição cidadã de Ulysses Guimarães, promulgada em 1988, que completou ontem 28 anos, não o levou à presidência da República no ano seguinte, mas ampliou e consolidou os direitos do cidadão de tal maneira que, na opinião de muitos, tornou o país ingovernável, como previu o então presidente José Sarney.

  • Distorção

    O Globo, em 14/07/2016

    Há equívocos enormes na fiscalização da Lei Rouanet
    ‘Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.”O ditado se aplica muito bem às intenções da famosa Lei Rouanet. O seu autor, hoje, quando instado a comentar o instrumento legal se protege no silêncio: “Não quero mais falar nisso.” Assim Sérgio Rouanet, que frequenta assiduamente as sessões da Academia Brasileira de Letras, evita falar da sua hoje polêmica lei.

  • Cego em tiroteio

    Folha de São Paulo, em 19/06/2016

    Tenho assistido pela televisão ao processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado Federal. Confesso que me falta paciência para ouvir tanto falatório, leitura da peça de acusação e, pior ainda, a intervenção de certas figuras que ostentam a condição de senadores da República, para nosso constrangimento.

  • O dilema de PMDB e PSDB

    O Globo, em 26/04/2016

    O PMDB está próximo de voltar à presidência da República pela terceira vez de maneira indireta. Foi assim com José Sarney e Itamar Franco, vice-presidentes que assumiram o governo na falta do presidente eleito, Sarney devido à morte de Tancredo Neves, e Itamar em decorrência do impeachment de Collor.

  • São Luís, Ilha do Amor

    O Estado do Maranhão, em 22/11/2015

    Essa expressão de “São Luís, Ilha do Amor” é recente. Nasceu há alguns anos, criada por algum medíocre marqueteiro, naturalmente para incentivar o turismo. 

  • A China de dois filhos

    O Estado do Maranhão, em 08/11/2015

    Depois de duas gerações, a China flexibiliza sua política demográfica e caminha no mesmo rumo do mundo ocidental, que, por motivos outros, também caminha para famílias de dois filhos. Na China foi por motivos demográficos, no Ocidente por motivos econômicos. A verdade é que alguns demógrafos consideram que, se a China não tivesse adotado essa política, teríamos uma explosão da população mundial de consequências imprevisíveis.

  • Circo armado

    O Globo, em 04/11/2015

    “Vou provar que não faltei com a verdade na CPI”, afirmou o presidente da Câmara Eduardo Cunha diante da abertura do processo de cassação de seu mandato por quebra do decoro parlamentar.

  • Santa Amélia e minha adolescência

    O Estado do Maranhão, em 11/10/2015

    Depois de alguns anos de obras, inaugurou-se a restauração da Fábrica Santa Amélia, na antiga Rua da Madre Deus, onde, nos primórdios da ocupação da cidade de São Luís, quando aqui chegaram os franceses, havia uma rica floresta de bacuri, madeira que foi cortada para construir os telhados e os pisos dos nossos velhos sobrados.