Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Estratégia

    O Estadão, em 20/10/2019

    A palavra estratégia vem do grego strategós, chefe de um exército, donde o verbo strateguein, comandar um exército. 

  • O Brasil e o multilateralismo

    Estadão, em 21/07/2019

    O multilateralismo começou a tomar forma no século 20. Este se caracterizou pela unidade do campo diplomático-estratégico resultante dos processos técnicos, econômicos e intelectuais que unificaram, para o bem e para o mal, a humanidade, tornando o mundo finito. 

  • A democracia e a nossa conjuntura

    O Globo, em 19/05/2019

    Ao longo dos anos 1980, um abrangente consenso em torno da democracia uniu todas as vertentes da oposição ao regime autoritário-militar, favorecendo a redemocratização por meio de uma ação política que se valeu de brechas institucionais existentes.

  • Ruy Barbosa

    O Estadão, em 17/03/2019

    Ruy Barbosa, que nasceu há 170 anos, usufruiu generalizado reconhecimento como ícone intelectual, admirado orador e advogado, homem de notável cultura e excepcional conhecimento da língua portuguesa. 

  • Trump e o mundo, uma diplomacia de erosão

    O Estadão, em 16/09/2018

    Num interessante livro de 2007 dedicado à analise do antiamericanismo na política mundial, Peter Katzenstein e Robert Keohane propõem uma distinção entre a vertente dos que se opõem aos EUA pelo que são e a dos que a eles se opõem pelo que fazem.

  • O Direito e seus problemas

    O Estadão, em 15/07/2018

    Tobias Barreto, adaptando formulação de Emerson, disse que no seu percurso arribou, como um canoeiro, em parte aonde pretendia arribar e em parte aonde o conduziu a força da correnteza.