Início > Artigos

Artigos

  • Uma inteligente sabatina

    Diário Regional, em 19/08/2018

    Conduzidos pela professora Bilba, os alunos da segunda série do ensino fundamental da Escola Eliezer Max, do Rio de Janeiro, submeteram este autor a uma inteligente sabatina, com perguntas de todos os calibres. É verdade que o sr. nasceu em Pilares e que os seus pais eram poloneses? Por que vieram para o Brasil?

  • Música nas escolas

    Tribuna de Petrópolis , em 03/08/2018

    Nem sempre as reformas produzidas em nossas escolas foram para melhor.  Às vezes até foram movimentos incompreensíveis, como a supressão da educação artística.  Somos um povo que aprecia artes, como o cinema, o  teatro e a música.  Por que não incentivar isso novamente nas escolas?

  • O inesquecível Villa-Lobos

    Tribuna de Petrópolis , em 25/07/2018

    Está fazendo um grande sucesso o projeto “Música nas escolas”, criado pelo professor Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio. Ao escrever sobre o assunto, de propósito, não citei o grande maestro Villa-Lobos. Por um motivo só: queria homenageá-lo sozinho, pelo muito que realizou no sentido de valorizar a educação musical em nosso país. Quem não se recorda disso?

  • Educação de meninas

    Tribuna do Sertão, em 23/07/2018

    Presente em uma declaração realizada pela Organização das Nações Unidas, em 1959, a educação é garantida como direito a todas as crianças, independentemente de seu sexo, cor, língua ou religião. Porém, a privação do acesso de meninas a essa garantia é um problema antigo e constante, que está em diversos países ainda hoje, gerando importantes debates sobre a questão ao longo dos últimos anos.

  • Copa do Mundo e Educação

    O Dia, em 06/07/2018

    Estamos em plena realização da Copa do Mundo, mas temos que ficar atentos: a Educação brasileira merece ser também priorizada. Com um certo saudosismo, me vi relembrando as Copas anteriores e o que estava ocorrendo com a nossa educação, por ocasião de suas realizações.

  • Educação vem do berço

    Tribuna de Petrópolis , em 04/07/2018

    Quando vem ao Rio, que é a sua procedência, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, não perde a oportunidade de recordar as suas origens. Desta feita, a convite de Hillel, que é um grupo de jovens interessados na cultura judaica, o ministro Barroso lembrou os seus tempos de Vassouras e depois os estudos na Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, antes de frequentar a Faculdade de Direito da UERJ (no Catete), na qual se tornou titular. Disso tudo resultou um grande amor pela educação.

  • Orientação profissional

    Tribuna de Petrópolis , em 20/06/2018

    Há palavras que, em determinados períodos, ganham força extraordinária. Hoje em dia, coaching está na moda e se aplica aos movimentos de orientação profissional.

  • Inovação e inclusão

    Tribuna do Agreste, em 18/06/2018

    Com a presença de altas figuras da educação brasileira, realizou-se em Comandatuba (Bahia) o XI Congresso Brasileiro de Educação Particular, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.  No final do conclave, o professor Celso Niskier, reitor da Unicarioca e vice-presidente da ABMES, dissertou sobre o tema “Ensino Superior: Inovação e Inclusão para o Brasil que Queremos”.  Houve aplausos generalizados.

  • O Brasil que eu quero

    Tribuna de Petrópolis , em 08/06/2018

    Sobre a força da televisão como mídia, muito já se escreveu. Em termos de comunicação, exerce uma notória liderança sobre os demais veículos – e devemos saudar o seu uso inteligente.

  • O rei das novelas de rádio

    Tribuna do Agreste, em 04/06/2018

    As primeiras radionovelas da Nacional, nos anos 40, eram todas importadas. Especialmente cubanas, a começar por “Em busca da felicidade”.   Na medida em que o radioteatro  se consolidou e absorveu a tecnologia  dos  roteiristas estrangeiros, formou-se um verdadeiro time de craques para o rádio no Brasil.

  • Um novo Espaço Ciências

    Diário da manhã (GO), em 10/05/2018

    O Espaço Ciências, do Instituto de Tecnologia ORT, em Botafogo, foi inaugurado com as bênçãos internacionais dessa importante organização pedagógica. 

  • A perda de um irmão e a poesia

    O Estado do Maranhão, em 03/05/2018

    Perder um irmão querido representa um verdadeiro sofrimento. Foi o que aconteceu na semana passada, quando se foi o estimado Júlio, exemplo de lutador e intelectual de primeira ordem. 

  • O sucesso do Canal Futura

    Diário da manhã (GO), em 18/04/2018

    Numa visita feita ao gerente do Canal Futura, João Alegria, soubemos de alguns números de programas de relevo, como o “Identidade Brasil”. Na segunda-feira, às 17h30, no Canal 87, quando ele é apresentado, há uma audiência de 21 milhões de pessoas, o que dá bem a dimensão do alcance do programa, nessa verdadeira escola sem paredes.

  • Identidade Brasil

    O Globo, em 16/04/2018

    Numa visita ao gerente do Canal Futura, João Alegria, soubemos de alguns números de programas de relevo, como o “Identidade Brasil”. Na segunda-feira, às 17h30m, no Canal 87, quando ele é apresentado pela primeira vez, há uma audiência de 21 milhões de pessoas, o que dá bem a dimensão do alcance do programa, nessa verdadeira escola sem paredes.