Início > Artigos

Artigos

  • Educação vem do berço

    Tribuna de Petrópolis , em 04/07/2018

    Quando vem ao Rio, que é a sua procedência, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, não perde a oportunidade de recordar as suas origens. Desta feita, a convite de Hillel, que é um grupo de jovens interessados na cultura judaica, o ministro Barroso lembrou os seus tempos de Vassouras e depois os estudos na Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, antes de frequentar a Faculdade de Direito da UERJ (no Catete), na qual se tornou titular. Disso tudo resultou um grande amor pela educação.

  • Orientação profissional

    Tribuna de Petrópolis , em 20/06/2018

    Há palavras que, em determinados períodos, ganham força extraordinária. Hoje em dia, coaching está na moda e se aplica aos movimentos de orientação profissional.

  • Inovação e inclusão

    Tribuna do Agreste, em 18/06/2018

    Com a presença de altas figuras da educação brasileira, realizou-se em Comandatuba (Bahia) o XI Congresso Brasileiro de Educação Particular, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.  No final do conclave, o professor Celso Niskier, reitor da Unicarioca e vice-presidente da ABMES, dissertou sobre o tema “Ensino Superior: Inovação e Inclusão para o Brasil que Queremos”.  Houve aplausos generalizados.

  • O Brasil que eu quero

    Tribuna de Petrópolis , em 08/06/2018

    Sobre a força da televisão como mídia, muito já se escreveu. Em termos de comunicação, exerce uma notória liderança sobre os demais veículos – e devemos saudar o seu uso inteligente.

  • O rei das novelas de rádio

    Tribuna do Agreste, em 04/06/2018

    As primeiras radionovelas da Nacional, nos anos 40, eram todas importadas. Especialmente cubanas, a começar por “Em busca da felicidade”.   Na medida em que o radioteatro  se consolidou e absorveu a tecnologia  dos  roteiristas estrangeiros, formou-se um verdadeiro time de craques para o rádio no Brasil.

  • Um novo Espaço Ciências

    Diário da manhã (GO), em 10/05/2018

    O Espaço Ciências, do Instituto de Tecnologia ORT, em Botafogo, foi inaugurado com as bênçãos internacionais dessa importante organização pedagógica. 

  • A perda de um irmão e a poesia

    O Estado do Maranhão, em 03/05/2018

    Perder um irmão querido representa um verdadeiro sofrimento. Foi o que aconteceu na semana passada, quando se foi o estimado Júlio, exemplo de lutador e intelectual de primeira ordem. 

  • O sucesso do Canal Futura

    Diário da manhã (GO), em 18/04/2018

    Numa visita feita ao gerente do Canal Futura, João Alegria, soubemos de alguns números de programas de relevo, como o “Identidade Brasil”. Na segunda-feira, às 17h30, no Canal 87, quando ele é apresentado, há uma audiência de 21 milhões de pessoas, o que dá bem a dimensão do alcance do programa, nessa verdadeira escola sem paredes.

  • Identidade Brasil

    O Globo, em 16/04/2018

    Numa visita ao gerente do Canal Futura, João Alegria, soubemos de alguns números de programas de relevo, como o “Identidade Brasil”. Na segunda-feira, às 17h30m, no Canal 87, quando ele é apresentado pela primeira vez, há uma audiência de 21 milhões de pessoas, o que dá bem a dimensão do alcance do programa, nessa verdadeira escola sem paredes.

  • A livre aquisição de armas

    O Dia, em 05/04/2018

    O roubo de armas tornou-se lugar comum no Brasil e acontece também nos Estados Unidos. Aqui houve o assassinato da vereadora Marielle e do motorista Anderson; lá um pouco antes ocorreu na Flórida, em Marjory Stoneman Douglas, 17 jovens foram mortos por um desequilibrado, armado com um fuzil AR-15.

  • As novas escolas do futuro

    Folha de S. Paulo, em 29/03/2018

    As mudanças de grande amplitude que caracterizam a sociedade contemporânea vêm causando um impacto de proporções inéditas no campo educacional, particularmente no que concerne à juventude.

  • A posse de Antonio Cicero

    Diário da manhã (GO), em 28/03/2018

    A Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, nos seus bem vi­vi­dos 120 anos, ca­rac­te­ri­za-se por per­das e ga­nhos no­tá­veis. La­men­ta­mos o fa­le­ci­men­to do crí­ti­co li­te­rá­rio Eduar­do Por­tel­la e sa­u­da­mos a che­ga­da do po­e­ta An­to­nio Ci­ce­ro.

     

  • Temer em águas mansas

    Diário da manhã (GO), em 14/03/2018

    Nem tudo é agitação na vida do presidente Michel Temer. Ao entregar a Ordem Nacional do Mérito Educativo a 110 personalidades, no Palácio do Planalto, viveu momentos de tranquilidade e até de um certo prazer, quando pode elogiar os governadores do Ceará e do Espírito Santo, pelas ações em favor da educação brasileira.

     

     

  • 'Gabriel e a montanha'

    O Dia, em 01/03/2018

    Rio - Levado pela minha esposa, que é prima do Gabriel Buchmann, fui assistir ao filme que focaliza as suas aventuras na África, passando por países como Zâmbia e Malawi, entre outros. Foi uma viagem de quase um ano, com cenas que nada ficam a dever aos melhores filmes dos últimos tempos, inclusive as que se referem ao seu tórrido romance com a jovem Cris.

  • Intervenção e educação

    Diário da manhã (GO), em 21/02/2018

    Se­ria uma co­var­dia ino­mi­ná­vel fu­gir ao de­ba­te so­bre a si­tu­a­ção de vi­o­lên­cia em que se en­con­tra o Rio de Ja­nei­ro. Nos úl­ti­mos tem­pos não há bair­ro li­vre da ação de ban­di­dos, na­tu­ral­men­te es­ti­mu­la­dos pe­los exem­plos que vêm de ci­ma, co­mo de­mons­tra a ope­ra­ção La­va-Ja­to. Por is­so mes­mo, a nos­sa ex­pe­ri­ên­cia de mais de 60 anos de ati­vi­da­des na edu­ca­ção nos le­va a acres­cen­tar al­guns co­men­tá­rios à de­ci­são pre­si­den­ci­al de de­cre­tar a in­ter­ven­ção fe­de­ral na se­gu­ran­ça do Rio de Ja­nei­ro, com o pra­zo li­mi­ta­do até 31 de de­zem­bro de 2018. Se­rá que é su­fi­ci­en­te pa­ra ob­ter re­sul­ta­dos fa­vo­rá­veis?