Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Artigos

Artigos

 
  • Poderes em disputa

    O Globo, em 28/03/2024

    Câmara dos Deputados adia a análise da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão à espera de entender para que lado o vento sopra, torcendo para que dados novos possam dar elementos para contestar as acusações do relatório do Supremo Tribunal Federal (STF) — leia-se Alexandre de Moraes

  • Odylo e o Jornal do Brasil

    Coluna do Sarney, em 26/03/2024

    Quando iniciava minha vida política, sentando-me como suplente nas cadeiras do Palácio Tiradentes, tive a oportunidade de acompanhar de muito perto a maior transformação por que passou a imprensa brasileira: a que Odylo Costa, filho fez no Jornal do Brasil. Agora Luiz Gutemberg publica JB: A invenção do maior jornal do Brasil, em que conta a reforma com os olhos de quem era então um jovem repórter.

  • O STF em seu domínio

    O Globo, em 24/03/2024

    A escolha do ministro do Supremo virou uma decisão sobre um juiz do tribunal penal político. É garantista, reconhece a política como atuação importante? É conflito de competência interna. Até o algoritmo está desmoralizado.

  • Contraponto importante

    O Globo, em 21/03/2024

    A Justiça espanhola passou a percepção de que os ricos que podem pagar uma fiança tão alta têm vantagens sobre os cidadãos comuns

  • Camões, 500 anos

    Imirante, em 20/03/2024

    Luís Vaz de Camões veio da pequena nobreza – assim se dizia, na época, dos nobres sem casas nem títulos em Portugal. Desde jovem, passava dias e noites pelas ruas entre pedintes, arruaceiros, prostitutas, desvalidos. Ou nas tabernas. E escrevendo versos, quando possível, às vezes em troca de gorjeta. Ou comida.

     

     

     

     

     

     

  • A Democracia e as leis da guerra

    Imirante, em 19/03/2024

    Nos conceitos de progresso do ser humano que eram correntes quando iniciei minha vida, um dos que pareciam mais sólidos era o de que o homem deixara de ser um animal naturalmente violento para, adquirindo inteligência, organizar-se em paz.

  • Disputa inglória

    O Globo, em 19/03/2024

    Lula não consegue se colocar como opção às pessoas que não gostam de Bolsonaro e rejeitam o PT. Ao ficar nessa disputa, restringe seu raio de ação, pode ganhar por pouco, como da outra vez, mas pode perder por pouco também, porque o país está dividido.

  • O menino da floresta

    Facebook/ Redes Sociais, em 17/03/2024

    Não consigo saber se estou dormindo, se sonho, se é verdade, se imagino a vela bruxuleando, se apagando, tremendo, morrendo. O menino do mato está na minha frente, assim do nada, fala de Oxóssi, Jesus, Buda, Maomé, numa das mão o Corão, na outra a Torá, uma Bíblia ao lado, fala de indígenas, Nossa Senhora, choro, não acredito.

  • O autogolpe

    O Globo, em 17/03/2024

    O intrigante nessa trama é como um oficial despreparado, rústico, lunático, pôde convencer tantos militares de quatro estrelas a seguirem sua liderança, apesar de seu histórico de mau soldado e político de quinta categoria

  • Ainda Bem

    Jornal do Commercio de Pernambuco, em 15/03/2024

    Volto a escrever no JC depois de férias. E já digo qual a notícia que mais me preocupou, durante esse tempo em que andei longe das folhas ‒ a da minha morte.

  • Dissonância cognitiva

    O Globo, em 14/03/2024

    Cresce a cada momento o número de países que permitem o uso recreativo da maconha, retirando a pressão social dessa guerra que só faz reforçar o poder das facções criminosas

  • Além da compreensão

    Folha de São Paulo, em 14/03/2024

    Antes, só Deus, a ciência, a matemática, Freud e o espiritismo explicavam. Agora é o algoritmo